domingo, 20 de setembro de 2009

Andando conforme os mandamentos



Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai. E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor - (2º Jo 4-6).


O verso 4 é um encorajamento tanto para a igreja como para João. É estimulante e encorajador aos membros da igreja ouvir que o presbítero se regozija muito que eles “andem na verdade”. Isso os motiva a continuar a vida cristã “na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai”. O mandamento de andar na verdade pode ser encontrado em 1º João 3:23, onde ele nos chama a crer em Jesus e amar uns aos outros.

(1 João 3:23) - Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.


3. Como o amor e os mandamentos estão relacionados? Veja 2ºJo 5, 6. Por que essa relação é importante especialmente para nós, adventistas do sétimo dia?


2ºJo 5, 6. - E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.


Veja também Ap 14:12. - Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.


Depois da alegria (v. 4) vem um pedido que é ao mesmo tempo uma exortação (v. 5, 6). João fala novamente de um mandamento (v. 5). Esse é o mandamento (singular) de amar uns aos outros. Então, ele parte do conceito de “mandamento” para o conceito de “amor” e, realmente, esse mandamento tem o amor como seu conteúdo.


No verso 6, ele continua de modo inverso; isto é, ele parte do amor para os mandamentos (plural). O amor se mostra na guarda dos mandamentos de Deus. Em outras palavras, temos este mandamento que é amar uns aos outros, e revelamos esse amor guardando os mandamentos.


4. Como a guarda dos mandamentos (Êx 20:1-17) revela o amor de uns para com os outros?

(Êxo. 20:1-17) - Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

(1º) - Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

(2º) - Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

(3º) - Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

(4º) - Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

(5º) - teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

(6º) -Não matarás.

(7º) Não adulterarás.

(8º) - Não furtarás.

(9º) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

(10º) Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.


É interessante que algo como a guarda da lei, as regras, e detalhes das normas esteja ligado tão intimamente com o amor. Mas é perfeitamente lógico. O amor não é só o que sentimos; também é o que fazemos, é como agimos; é como nos relacionamos com os outros. Entretanto, muito mais do que guardar os Dez Mandamentos, apenas, o amor verdadeiro não pode ser separado dos princípios encontrados neles.


Pense em alguém que você ama. Como você trata essa pessoa? Que coisas você diz para revelar seu amor? Como você pode demonstrar mais claramente seu amor por essa pessoa? Como, às vezes, seu egoísmo interfere na maneira de mostrar esse amor da maneira que você sabe que deveria?







Nenhum comentário:

Postar um comentário