sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Confiança




“E esta é a confiança que temos para com Ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve” (1Jo 5:14).


Benjamin Franklin, certa vez, disse que só existem duas coisas certas nesta vida: a morte e os impostos. Existe uma terceira coisa certa, também: a incerteza da vida!

Não sabemos quão seguro é nosso emprego. Nada garante nossa proteção contra a doença, terrorismo, guerra e desastres naturais. Quando vamos para a cama, não temos nenhuma certeza de que vamos acordar no dia seguinte.

Diante disso, fazemos nosso melhor, tentando nos proteger desses problemas da melhor maneira que podemos, mas, no fim das contas, nossos melhores esforços não garantem nada.

Mas que dizer de Deus? E das promessas de Deus a nós? Elas não são seguras? Como podemos viver sem confiança e garantia quando se trata de Deus? Nosso relacionamento com Deus e nossa vida com Ele para sempre é mais importante que qualquer outra coisa. O que João tem a nos dizer sobre isso, a coisa mais importante de nossa vida?

Em que podemos ter confiança? Como não transformar a confiança em presunção? Que confiança podemos ter de que nossas orações serão respondidas? Que proteção nos é oferecida contra Satanás? Como podemos chegar ao conhecimento de Deus?



Tendo confiança

Primeira João 5:14 contém a palavra confiança, que tem também o significado de certeza, coragem, ou, em outros contextos, intrepidez (At 4:29, 31) e franqueza (Jo 16:25, 29).´


agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, (Atos 4:29)

Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai. Disseram os seus discípulos: Agora é que falas claramente e não empregas nenhuma figura. (João 16:25 e 29)


De acordo com Hebreus 4:16 e 10:19, os cristãos podem se aproximar do trono de Deus com confiança. Por quê? Primeiramente, porque Jesus derramou Seu sangue por eles na cruz. E segundo, porque Jesus ascendeu ao Céu para servir como Sumo Sacerdote em seu favor.


cheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. (Heb. 4:16)

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, (Heb. 10:19)


O mesmo termo é usado em 1 João 4:17 falando sobre “confiança” ou “coragem” no dia do juízo. Os cristãos não têm medo do juízo. Contam com o que Jesus fez por eles. Sua confiança não está neles mesmos, nem no que fizeram ou no poderiam ter feito. Ao contrário, essa confiança repousa totalmente em Jesus.

Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. (1 João 4:17)

Outra forma de João expressar essa ideia de confiança é pelo repetido uso da frase “sabemos que” no fim de 1 João. Essa frase só é encontrada duas vezes ao longo da epístola (1Jo 3:2, 14), mas ocorre cinco vezes na sua conclusão e destaca adicionalmente o assunto da “confiança”.

Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. (1 João 3:2 e 14)


1. De acordo com os textos a seguir, em que podemos ser confiantes?


Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus. (1 João 5:13)


E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. (1 João 5:15)


Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. (1 João 5:18)


Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. (1 João 5:19)


Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5:20)


Em 1 João 5:13, o apóstolo diz que podemos saber e falar sobre a certeza da salvação. De 1 João 5:15 em diante, ele usa sabemos. Em 1 João 5:15 ele enfatiza que nossas orações são ouvidas. Podemos ter confiança. Em 1 João 5:18, sabemos é seguido pela promessa de proteção divina. Em 1 João 5:19, o mesmo verbo sabemosintroduz o maravilhoso conceito de pertencer a Deus, e 1 João 5:20 afirma que conhecemos Jesus e assim, por intermédio de Jesus, conhecemos a Deus e estamos nEle. Então, os cristãos têm confiança no que se refere ao seu relacionamento com Deus, sua vida de oração e sua condição presente e destino futuro.


Quantas vezes você se desapontou no mês passado, na semana passada ou até mesmo ontem? Poderíamos dizer: “Mantenha um registro dessas decepções”, mas isso poderia ser muito desencorajador. Como a realidade de suas fraquezas chama a atenção para a necessidade de ter certeza de que sua confiança está em Jesus e não em você mesmo?






Nenhum comentário:

Postar um comentário