terça-feira, 22 de setembro de 2009

Crise de liderança no início da Igreja



Pelo que vimos, havia uma crise de liderança em pelo menos uma das igrejas de João. De acordo com essa epístola, o problema não se referia tanto à teologia, mas à ambição pessoal e à mudança na maneira de administrar as igrejas. Porém, frequentemente, quando começa um conflito, ele envolve alguns assuntos e, mais tarde, parte para outros. Então, neste relato também, as doutrinas da igreja podem ter sido afetadas.


Notamos certo tipo de luta pelo poder e desejo de independência. Isso existe hoje na ideia do congregacionalismo, em que as igrejas locais tentam ser completamente independentes de qualquer corpo eclesiástico-administrativo, e andar sozinhas. Esse não é o modelo do Novo Testamento.


Todo os crentes são povo e corpo de Cristo. Todo os crentes também são parte do sacerdócio real (1Pe 2:9). Todos receberam dons espirituais, necessários para a igreja (1Co 12:7-31). A distinção entre leigos e clero é estranha ao Novo Testamento. Porém, Deus chamou algumas pessoas para posições de liderança na igreja e lhes concedeu talentos. Essas pessoas devem ser respeitadas. Os líderes não são infalíveis e não devem fingir isso. Em alguns casos, até pode haver razões justificadas para reclamações (1Tm 5:19). Se o líder precisar ser confrontado, isso deve ser feito com cuidado e amor.


Os líderes devem realmente liderar, mas precisam também ser pastores e, acima de tudo, precisam servir de exemplos para o restante do corpo de Cristo. As qualificações para os líderes estão mencionadas tanto no Antigo como no Novo Testamento. As palavras bispos e anciãos ainda são usadas de modo intercambiável no Novo Testamento (At 20:17, 28), embora isso tenha mudado dramaticamente na história da igreja a partir de quando foi criada uma hierarquia rígida e a Igreja passou a se identificar mais ou menos com o denominado clero.


9. De acordo com o texto bíblico, como a igreja deve ser governada?


Mc 10:42-44; - Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.


At 6:1-7; Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.


At 15:6, 22-25; - Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão - Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos, escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações. Visto sabermos que alguns [que saíram] de entre nós, sem nenhuma autorização, vos têm perturbado com palavras, transtornando a vossa alma, pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo,


1Tm 4:14; - Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.


Tg 5:14 - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.


O Novo Testamento se opõe ao caos e à anarquia na igreja. A liderança é mencionada em nível local, e também na igreja universal. Porém, o próprio Jesus enfatizou que a liderança na igreja ou nas igrejas deve ser a liderança servidora. As igrejas locais eram governadas por um grupo de anciãos, e não por uma pessoa somente. As decisões eram tomadas envolvendo a igreja inteira ou representantes dela.




Estudo adicional


Leia as passagens a seguir sobre a governança/liderança da igreja: Jo 13:1-12; Ef 4:11-16; 1Ts 5:12, 13; 1Tm 1:3, 4; 4:13; 5:22; Tt 1:1-3; 1Pe 5:1-4.


“Os que são inclinados a considerar como supremo seu critério pessoal, acham-se em grave perigo. É o planejado esforço de Satanás separar esses dos que são condutos de luz, e por cujo intermédio Deus tem operado para edificar e estender Sua obra na Terra. Negligenciar ou desprezar aqueles que Deus designou para arcar com as responsabilidades da direção ligadas ao progresso da verdade é rejeitar o meio ordenado por Ele para auxílio, animação e fortalecimento de Seu povo” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 444).


“Deus não estabeleceu, entre os adventistas do sétimo dia, nenhuma autoridade suprema para dirigir toda a corporação, ou qualquer parte da obra. Ele não estipulou que a responsabilidade da direção devesse recair sobre uns poucos homens. As responsabilidades são divididas entre grande número de homens competentes” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 236).


Perguntas para consideração


1. Pense no poder e como ele é usado. Quando o poder é bom? Quando é mau? Como podemos saber a diferença?


2, Que cristãos em sua igreja local podem ser apontados como modelos de líderes? O que é admirável neles? Ao mesmo tempo, que perigos surgem quando colocamos um pecador na posição de modelo?


3. Você já ficou decepcionado com alguém que considerava modelo? Que lições você aprendeu e que podem ser de valor para outros? Como podemos aprender do bom exemplo de outros e ser protegidos do desapontamento se eles falharem?


4. Como a igreja deve reagir quando tem um problema sobre a liderança? Como pode chegar ao equilíbrio correto no trato firme com o problema e, ao mesmo tempo, mostrar a graça e a misericórdia de Cristo?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic1332009.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário