quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Igreja



No Novo Testamento, a igreja é apresentada sob várias imagens como:

sal (Mt 5:13), - Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

coluna (1Tm 3:15), - para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.

edifício ou casa (Ef 2:21, 22), - no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

templo (1Co 3:16, 17), - Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

mãe (Ap 12:1, 2), - Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.

noiva (Ap 21:2) Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.

e corpo de Cristo (Ef 1:22, 23). E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.


2. Em 1 João, embora a palavra igreja em si não apareça, o conceito está presente. Que imagem no livro nos ajuda a entender melhor como deve ser a igreja em toda parte?


(1 João 2:9-11) - Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

(1 João 2:13-14) - Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.

(1 João 2:12 e 18) - Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome. Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora.

(1 João 3:1) - Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

Em 1 João, parece que a igreja é descrita principalmente como uma família. Existe o Pai celestial (12 vezes). Além disso, o próprio João é um tipo de pai, chamando os membros da igreja de “filhinhos” (1Jo 2:18). Os membros da igreja são filhos (13 vezes), pais e jovens (duas vezes cada), e irmãos (13 vezes).


Estas expressões sugerem certo tipo de intimidade, um relacionamento próximo e amor mútuo, e dão a ideia de familiaridade. Todos são necessários, e todos têm um lugar na família de Deus. Além disso, a família inclui a Divindade. Consequentemente, essa comunidade tem uma dimensão horizontal e outra vertical. Como membros da igreja, somos literalmente parte da família de Deus.


3. Qual é a chave para o que significa ser parte da família de Deus?


1Jo 4:7 - Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.


Como você descreveria seu relacionamento com a família da igreja? Você é um filho teimoso? Um pai dominante? Mãe amorosa? Bebê impotente? Que mudanças você precisa fazer a fim de ser uma parte mais produtiva dessa família especial?



Nenhum comentário:

Postar um comentário