quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Modelos de lideres cristãos: Diótrefes ou Demétrio




Diótrefes


“Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: ‘Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos’” (Mc 9:35, NVI).


5. Que importante princípio cristão existe neste verso? Mais importante, como podemos aprender a segui-lo?


3º Jo 9, 10 - Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja.


Depois de ter posto em evidência Gaio e seu ministério, João estava pronto para tratar do problema com Diótrefes, líder da igreja a que Gaio pertencia. Evidentemente, esse homem era uma fonte de muitos problemas, e João estava decidido a lidar com ele no tempo certo.


6. Qual era o problema com Diótrefes? Pelas poucas informações que temos, qual era a atitude dele para com a liderança da igreja? 3º Jo 9, 10. Veja também


Is 14:13, 14; - Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.


Mt 12:37; - porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.


Mt 18:3-6; - E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.


Fp 2:3. - Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo


Diótrefes era um problema. Os membros da igreja estavam sendo postos de lado ou até removidos por mostrarem cortesia cristã básica a outros. Mas não era tudo. Provavelmente, Diótrefes estava tentando firmar-se como o único líder da congregação ou pelo menos manter o controle. Ele pode ter confundido cobiça de poder com zelo pelo evangelho. Rejeitando arrogantemente a autoridade do apóstolo João e de outros, Diótrefes havia ido além e caluniado João.


Essa era uma atitude perigosa, porque parece que Diótrefes agia independentemente dos que estavam vigiando a igreja em âmbito maior. Essa atitude oferecia o risco de mudar dramaticamente a natureza da igreja e o papel que os membros exerciam nela.




Dando testemunho sobre Demétrio


7. Que conselho deu João a Gaio e aos outros membros da igreja? 3º Jo 11. Que advertência temos sobre um líder da igreja que age contrariamente aos princípios de Cristo?


(3 João 1:11) - não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.


O verso 11 é uma declaração transitiva. Constrói uma ponte entre que João diz sobre Diótrefes e o que iria dizer sobre Demétrio. O mal tem um representante, e esse é Diótrefes. O líder arrogante e ambicioso foi identificado claramente porque pertencia ao que é mau. Por outro lado, um bom exemplo para que Gaio seguisse era Demétrio.


8. O que sabemos sobre Demétrio?


3º Jo 12 - Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade, e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro.

Existe outro Demétrio em Atos 19:23-29. Ele foi o ourives responsável pela revolta em Éfeso quando Paulo pregou o evangelho nessa cidade. Nada no texto indica que seja a mesma pessoa.


Demétrio foi um cristão gentio. Ele sustentou o apóstolo João e pode ter sido um de seus associados e um dos missionários itinerantes. João pode ter desejado estar presente quando planejava confrontar Diótrefes.


Talvez o princípio mais importante que podemos tirar deste verso sobre Demétrio seja o poder da influência. Leia novamente o verso. Quem podia testemunhar sobre a “fidelidade” de Demétrio? Esse testemunho vinha de muitas direções. A lição é que, se vivermos de maneira cristã, se formos fiéis, os outros saberão. Os outros podem dar testemunho disso. E, mais importante ainda, os outros podem ser influenciados por isso. No fim, de uma forma ou de outra, nossa vida, nossa existência, envia uma mensagem, e essa mensagem pode ser uma influência positiva ou negativa. Isso não significa que somos perfeitos, não significa que não cometemos erros, não significa que não temos espaço para melhorar. Quer dizer, ao invés, que os outros estão nos observando, estão nos ouvindo, e são influenciados por nós. A pergunta é: Que tipo de testemunho estamos dando?


Imagine que alguém esteja dando um relatório sobre você e seu comportamento cristão. O que essa pessoa escreveria, e por quê? Medite nas implicações de sua resposta.








Nenhum comentário:

Postar um comentário