terça-feira, 29 de setembro de 2009

Protegendo o que é sagrado



Pelo estabelecimento do sistema de adoração no Sinai, Deus escolheu uma família de levitas para atuar como sacerdotes. Esse trabalho foi registrado em Números 4. Moisés consagrou Arão como sumo sacerdote e seus quatro filhos – Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar – como sacerdotes assistentes. O restante da tribo de Levi ajudaria os outros mas não atuaria como sacerdotes. É óbvio que todos os levitas em condições de trabalhar tinham seu lugar e serviço, trabalhando harmoniosamente para preservar e proteger a santidade do sistema de adoração de Israel.


Sem dúvida, os levitas receberam uma responsabilidade solene. O mesmo se deu com os filhos de Arão, que atuariam como sacerdotes diante do Senhor no tabernáculo. Pense no que eles foram chamados a fazer. O próprio Senhor, o Criador, revelou Sua presença entre eles no santuário (Nm 14:10, 11 - a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel. Disse o SENHOR a Moisés:...), lembrança poderosa para eles de que sua segurança só existia nEle, aquele que os havia libertado do Egito. Esses sacerdotes eram os mediadores entre um Deus santo e o povo caído. Evidentemente, em seus papéis, eles também eram símbolos de Jesus, nosso verdadeiro Sumo Sacerdote no santuário celestial (Hb 8).


9. Que acontecimento estranho ocorreu no santuário? Lv 10:1-11. O que aconteceu, e que lições existem para nós, hoje?


Lv 10:1-11 - Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. E falou Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou. Então, Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, tirai vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial. Chegaram-se, pois, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés tinha dito. Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não desgrenheis os cabelos, nem rasgueis as vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande ira sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem o incêndio que o SENHOR suscitou. Não saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o óleo da unção do SENHOR. E fizeram conforme a palavra de Moisés. Falou também o SENHOR a Arão, dizendo: Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo e para ensinardes aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por intermédio de Moisés.


É difícil imaginar que esses jovens, a quem havia sido dada responsabilidade tão sagrada e que já haviam recebido tanto (veja Êx 24:9-11), violassem tão abertamente uma ordem expressa de Deus. Por mais duro e severo que nos pareça seu castigo, ele só destaca a realidade de quão sagrada foi a responsabilidade que lhes foi atribuída. Sem dúvida, outros entenderam a mensagem de quão seriamente o Senhor esperava que Seus mandamentos a respeito do santuário fossem cumpridos.


(Êxo. 24:9-11) - E subiram Moisés, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; porém eles viram a Deus, e comeram, e beberam.


“Lidar com coisas sagradas da mesma forma que fazemos com os assuntos comuns é uma ofensa a Deus; pois é santo aquilo que Ele separou para fazer Seu serviço em levar a luz ao mundo. Os que mantêm qualquer ligação com a obra de Deus não devem andar na vaidade de sua própria sabedoria, mas na sabedoria divina, do contrário estarão em risco de pôr no mesmo nível as coisas sagradas e as comuns, separando-se, assim, de Deus” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 639).


Leia cuidadosamente Levítico 10:10. Como nós hoje podemos distinguir entre o santo e o comum, entre o puro e o impuro?



Estudo adicional


10. O tema da santidade de Deus atravessa as Escrituras como um fio de prata. Defina santidade. Que relação tem a santidade com Seus servos?


Êx 28:36; - Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao SENHOR.


Lv 11:44, 45; - Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra. Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.


Is 6:1-7; - No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.


Hb 12:14; - Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,


1Pe 1:15, 16 - pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

“Os anjos trabalham harmoniosamente. Perfeita ordem caracteriza todos os seus movimentos. Quanto mais aproximadamente imitarmos a harmonia e ordem dos anjos, tanto maior êxito terão os esforços desses agentes celestiais em nosso favor. Se não virmos necessidade de ação harmônica, e formos desordenados, indisciplinados e desorganizados em nossa maneira de agir, os anjos que são perfeitamente organizados e se movem em perfeita ordem, não poderão com êxito trabalhar por nós. Eles se afastarão pesarosos, pois não estão autorizados a abençoar a confusão, distração e desorganização. Todos os que desejarem a cooperação dos mensageiros celestiais devem trabalhar em harmonia com eles. Os que receberam a unção do Céu, em todos os seus esforços incentivarão a ordem, a disciplina e unidade de ação, e então os anjos de Deus poderão cooperar com eles” (Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, p. 28).


Resumo: O Senhor é um Deus de ordem. Assim que as tribos foram reunidas no deserto diante do Monte Sinai, Ele começou a organizá-las em torno do tabernáculo. Primeiro, os exércitos de Israel foram organizados, e o acampamento de cada tribo foi selecionado, bem como sua ordem de marcha. Os levitas se acamparam como uma barreira em torno do tabernáculo e receberam orientações específicas quanto a seu serviço de levantá-lo e transportá-lo. O Deus santo estava em seu meio quando Israel entrava em movimento.


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic142009.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário