quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Temas importantes em 1º João





“Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é” (1Jo 3:2).


De toda a tragédia que resultou do 11 de setembro de 2001, os ataques terroristas em Nova Iorque e Washington, D.C., houve um resultado positivo: para muitos, representou o toque fúnebre para o relativismo moral. A matança a sangue frio de milhares, em pleno dia, diretamente em nossos aparelhos de TV, trouxe a muitos em tempo real o horror envolvido nesse assassinato em massa. De repente, ficou óbvio que um mal como esse nunca poderia ser justificado com base na cultura. Em 11 de setembro, as pessoas viram a face de um mal moral, mal que transcendeu toda cultura, todas as tradições, todas as épocas e, de repente, para muitos a natureza objetiva da moral, particularmente do mal, finalmente se mostrou como nunca antes.


Evidentemente, para João, o relativismo moral nunca entrou em questão. Ele sabia que havia a verdade absoluta, e esta estava centralizada em Cristo. Nesta semana, vamos recapitular alguns dos temas importantes de 1 João, inclusive a natureza da verdade, que sempre forma o fundamento da moralidade.


O que João ensina sobre a obra da Divindade? Que imagens ele usa para transmitir a ideia de como deve ser a igreja? Qual é a única base de nossa salvação? O que João ensina sobre a verdade?




A Divindade


Em 1 João, nos é dado um vislumbre da Divindade:

o Pai (1Jo 2:16), - porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.


o Filho (v. 23) Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai. (1 João 2:23)


e o Espírito Santo (1Jo 5:6). - Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.


Mas a ênfase principal está em Jesus e no Pai. A epístola diz que Deus é luz e que as trevas (o mal) não existem nEle. Diz que Deus é justo e que Ele é amor. Realmente, nossa habilidade de amar depende de Deus, que é amor. A relação de Deus com os crentes se expressa pela palavra filhos, que em si mesma revela o amor e cuidado que Ele tem por nós. Em resumo, 1º João pinta para nós um quadro muito positivo e esperançoso de como é nosso Deus.


Mas o capítulo nos diz algo mais. Diz o que o Senhor está fazendo por nós. É aqui que deve estar nossa real esperança e encorajamento.


1. De acordo com 1º João, o que Deus fez por nós e o que está sendo feito agora por nós?


(1 João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.


(1 João 2:1-2) - Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.


(1 João 2:27) - Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.


(1 João 3:8) - Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.


(1 João 4:8-10) - Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.


(1 João 5:11) - E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.


(1 João 5:14) - E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.


A epístola se refere à vinda de Cristo em forma humana, bem como Sua morte por nós, que nos oferece a oportunidade de ter vida eterna. Ao mesmo tempo, Sua morte derrotou as obras do diabo, nosso inimigo. De acordo com 1º João, Deus perdoa nossos pecados, nos purifica, intercede por nós e nos dá vida eterna. Ele nos oferece segurança e nos faz Seus filhos. A base desse ensino é que unicamente a cruz e o sangue de Jesus nos salvam, nada mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário