domingo, 13 de setembro de 2009

Verdade e mentiras



Desde o tempo dos antigos gregos até os dias de hoje, tem havido a noção de que a verdade é relativa, que não existem absolutos e que os seres humanos estão longe de ter algum padrão absoluto transcendente para guiá-los e orientar suas ações. Eles têm que decidir por si mesmos o que é verdade e o que é erro, o que é bom e o que é mau, o que é moral e o que é imoral. Isso é conhecido basicamente como relativismo, e embora venha em diversos disfarces, o ponto básico é o mesmo: Não existe padrão absoluto de verdade, bondade ou moralidade. Nessa posição, temos que chegar a essas coisas por nós mesmos – fazendo o melhor que pudermos de acordo com nossa própria cultura, comunidade e tradições.


6. O que Jesus disse sobre a natureza da verdade absoluta?


Jo 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.


Jesus não aceita a ideia de que a verdade é relativa. Em palavras tão claras quanto possível, Jesus mostra a realidade da verdade absoluta e, nEle, nós a vemos manifesta na forma de uma pessoa!


7. Que ensina João sobre a verdade?


1Jo 2:4, 21; - Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade.


1Jo 3:19; - E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração;


1Jo 4:6; - Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.


1Jo 5:20 - Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.


João sabe que existem absolutos; mais ainda, ele deixa muito claro que existe uma clara distinção entre verdade e mentira, contraste que tende a ser obscurecido nas visões relativistas de mundo. Existe verdade absoluta. Deus é verdade. Jesus e o Espírito Santo são verdade. Por outro lado, mentirosa é a pessoa que faz afirmações não confirmadas pelos fatos, que confessa amar a Deus e não guarda os mandamentos e que nega que Jesus seja o Cristo. Em contraste, os cristãos sinceros conhecem a verdade, amam a verdade e pertencem à verdade. Assim, a verdade é tanto o que aceitamos intelectualmente com o que praticamos.


De acordo com a Bíblia, a verdade absoluta existe. Mas é tudo absoluto? Não existem coisas que não sejam tão firmes, mas relativas, pessoais, culturais e mutáveis? Como podemos aprender a distinguir entre o que deve ser absoluto e invariável e o que pode mudar e ser relativo, dependendo das circunstâncias?



Estudo adicional


Hoje, 1 João é muito necessário, porque todos os tipos de falsas ideias estão sendo promovidos. João apela a seu público e a nós para que não creiamos em tudo e não aceitemos novas doutrinas sem profunda análise, mas que provemos se um ensino é ou não verdadeiramente bíblico. É necessário discernimento para distinguir a verdade do erro.


De acordo com João, o cristianismo autêntico tem estes sinais:

(1) crença em Jesus como Filho de Deus, que veio em carne;

(2) observância dos mandamentos de Deus; e

(3) amor a Deus e aos outros.

João quer lançar um fundamento sólido e ajudar seu público a ter a garantia da salvação pela fé em Jesus Cristo como proclamado nas Escrituras.


Pergunta para consideração


Anos atrás, quando lhe foi perguntado o que o governo britânico poderia fazer para ajudar os cidadãos a viver mais de acordo com a moral, o primeiro-ministro Harold McMillan respondeu: "Eu sou só o primeiro-ministro. Vá falar com o Arcebispo." Como aquilo que estudamos nesta semana ajuda os membros da igreja a respeitar mais a moral? Ou é o propósito do evangelho nos tornar mais virtuosos?



Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic1132009.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário