terça-feira, 17 de maio de 2011

As vestes da salvação

Quinta                                  




Alguns dos textos mais famosos de toda a Bíblia aparecem em Lucas 4:16-20, quando Jesus Se levantou na sinagoga de Sua cidade natal e leu o capítulo 61 do livro de Isaías. Então, para grande espanto dos que ouviam, Ele declarou: “Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (Lc 4:21).

16  Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17  Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:
18  O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
19  e apregoar o ano aceitável do Senhor.
20  Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.
21  Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. Lucas 4:16-21

6. Quais são os temas de Isaías 61? Quais desses temas são selecionados e explicados no Novo Testamento? Veja, por exemplo, o verso 6. Como o evangelho é apresentado nesse capítulo?

1  O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados;
2  a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram
3  e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.
4  Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração.
5  Estranhos se apresentarão e apascentarão os vossos rebanhos; estrangeiros serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.
6  Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis.
7  Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.
8  Porque eu, o SENHOR, amo o juízo e odeio a iniqüidade do roubo; dar-lhes-ei fielmente a sua recompensa e com eles farei aliança eterna.
9  A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do SENHOR.
10  Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias.
11  Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o SENHOR Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações. Isaías 61

Esses versos são tão ricos, cheios de todo tipo de imagem do Antigo Testamento que, finalmente, se tornam parte do Novo Testamento. O verso 10 é fundamental ao nosso interesse: “A providência tomada é completa, e a eterna justiça de Cristo é colocada ao crédito de toda pessoa crente. As vestes, preciosas e sem mácula, tecidas nos teares do Céu, foram providas para o pecador arrependido e crente, e ele poderá dizer:É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias’” (Is 61:10, NVI; Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 394).

O verbo traduzido por “se adorna” vem de uma palavra hebraica que significa “fazer o trabalho de um sacerdote”, uma profecia da compreensão da Nova Aliança, de todo o povo de Deus, vestido com as vestes da salvação, atuando como “sacerdotes”. Eles atuam, não como mediadores como foram os sacerdotes do Antigo Testamento, nem como Jesus. Atuam mais no sentido de testemunhar aos outros sobre a misericórdia, graça e salvação de Deus.

7. Que promessas você pode tirar de Isaías 61? Como aplicar essas promessas na prática? O que precisamos mudar para receber essas promessas?   

Sexta                                         Estudo adicional


Leia de Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 206, 210, “A Reabilitação do Homem”; Profetas e Reis, p. 668, “Instruídos na Lei de Deus”; O Desejado de Todas as Nações, p. 754, “O Calvário”; O Grande Conflito, p. 460, “Restauração da Verdade”.

A vestidura branca é a pureza de caráter, a justiça de Cristo comunicada ao pecador. Esta é na verdade uma vestimenta de textura celestial” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 88).

Perguntas para reflexão:
1. Pense mais sobre as formas de adoração que eram verdadeiras, e não obstante inaceitáveis diante de Deus, conforme Isaías 1. Quais são as formas de culto oferecidas hoje, mesmo por nós, que poderiam ser inaceitáveis ao Senhor?
O problema é a adoração em si ou é outra coisa, como, por exemplo, o que os adoradores estão fazendo quando não estão adorando? Comente.
2. O que está acontecendo em Isaías 61:2-3? Como podemos experimentar essas promessas?
3. Delmore Schwartz escreveu uma pequena história sobre uma nevasca na cidade de Nova York, que havia criado, miraculosamente, aquelas belas estátuas por toda a cidade. As pessoas ficaram espantadas. A cidade inteira ficou paralisada. Seu personagem principal estava especialmente comovido, e até deixou seu trabalho, para que pudesse ficar sem fazer nada, apenas contemplando as estátuas, que pareciam ter dado a ele um significado e propósito na vida, que nada mais havia lhe dado. Então, de acordo com a história, caiu uma chuva constante e violenta, e todas as estátuas desapareceram durante a noite. No fim da história, o personagem principal caiu ou pulou na frente de um trem e morreu.

A lição é que, ao firmar nossa esperança nas coisas deste mundo, estamos destinados ao desapontamento, porque a Terra se desgasta “como um vestido”. Quais foram suas próprias experiências a respeito da facilidade com que as coisas deste mundo decepcionam?






Nenhum comentário:

Postar um comentário