sexta-feira, 13 de maio de 2011

Natã desmascara tudo

Segunda                                   




Durante um ano, Davi escondeu seu pecado sob um véu de engano. O pecado tornou o coração de Davi como uma pedra. Mas Deus enviou Natã para quebrá-lo. Em vez de expor diretamente o pecado de Davi, desafiando a ira do rei e muito provavelmente colocando em perigo o próprio pescoço, Natã envolveu a verdade em uma parábola.

2. Leia a parábola de Natã em 2Samuel 12:1-12 e sua interpretação, tendo em mente que Jesus também recorria a parábolas. Quais são as vantagens de usá-las? Com relação à situação de Davi, por que revestir a verdade em uma história foi um modo mais eficaz, e mesmo necessário, de alcançá-lo?

1  O SENHOR enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2  Tinha o rico ovelhas e gado em grande número;
3  mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha.
4  Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado.
5  Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto.
E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.
7  Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;
8  dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas.
9  Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.
10  Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11  Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.
12  Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.
13  Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.
14  Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá.
15 Então, Natã foi para sua casa. E o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e a criança adoeceu gravemente. 2Samuel 12:1-12

A parábola de Natã contém preciosas lições para alcançar o coração endurecido pelo pecado. Em primeiro lugar, Natã não foi a Davi como um acusador; em vez disso, ele humildemente e com tato solicitou a ajuda de Davi. O coração de Davi podia estar endurecido, mas seu senso de justiça não estava completamente amortecido. Em segundo lugar, envolvendo a verdade em uma parábola, Natã abriu uma brecha nas defesas de Davi. Em terceiro lugar, o método de apresentação de Natã convidou Davi a ouvir sem se sentir condenado. O resultado? Davi condenou a si mesmo. O veredito de Natã, “Tu és o homem”, rasgou o véu do autoengano no qual Davi se escondia. A resposta de Davi, “pequei contra o Senhor”, foi atendida com as palavras “o Senhor te perdoou o teu pecado” (v. 13).

3. Por que o Senhor pôde remover, ou cobrir o pecado de Davi? 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1Jo 1:9

Ele prostrou-se abertamente diante de Deus em arrependimento, suplicando pela vida de seu filho. Como foi irônico que, um ano antes, sob a capa da escuridão, Davi, secretamente, prostrou-se em lascívia com Bate-Seba, numa noite fatal em que seu filho moribundo fora concebido.

Davi reagiu à morte da criança de uma forma que confundiu seus conselheiros. Ele se levantou, tomou banho, e trocou de roupa. Ele, o ungido de Deus, ungiu-se mais uma vez e adorou a Deus. Essas ações demonstraram como os que têm lamentado seus pecados devem permitir que Deus os restaure: Primeiro, Deus levanta o pecador angustiado e o conduz a Si mesmo. Em seguida, Ele lava a culpa dos nossos pecados e nos veste com Sua justiça. Ele nos unge com Seu Espírito para que possamos adorá-Lo.

A queda de Davi no pecado começou e terminou com um banho. O banho final, porém, não foi uma introdução ao pecado, mas o sinal de um coração limpo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário