segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Anjo do Senhor

Terça                                           




Até agora, em Zacarias 3, nossa atenção se concentrou em dois personagens, Satanás e o sumo sacerdote Josué. Mas há um terceiro personagem, evidentemente a figura central na narrativa: “o Anjo do Senhor”.

3. Quem é o “Anjo do Senhor?” 

2  Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.
3  Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?
4  Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
5  Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
6  Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
7  Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;
8  por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.
9  Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.
10  Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
11  Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
12  Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
13  Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14  Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.  Êx 3:2-14; 

1 Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.
2  Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?
3  Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. Zc 3:1-3

O que vemos ali, de forma vívida, é uma miniatura do grande conflito, uma batalha travada sobre cada pessoa que colocou a vida nas mãos de Jesus, o Senhor, em fé e arrependimento. Lembre-se do contexto: Sendo severamente castigados, os israelitas “se humilharam perante Deus e a Ele volveram com arrependimento verdadeiro” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 468). Foi nesse momento que a obra de Satanás como acusador foi revelada. Qual foi exatamente a acusação, não nos é dito, mas dada a história bíblica, e tendo em conta o que sabemos sobre a natureza humana, seguramente não foi um quadro bonito.

4. Leia Zacarias 3:1-3. O que nos diz a realidade das vestes de Josué?

O fato de Josué, o sumo sacerdote, ter sido considerado uma pessoa que vestia roupas imundas só destaca a profundidade do pecado. Desde o começo da aliança entre Deus e Israel, o sacerdócio como um todo, os levitas e, especialmente, o sumo sacerdote, eram especiais, mesmo no meio da nação eleita, chamada pelo Senhor para um papel e função únicos em Israel, um papel e função santos (Êx 38:21; Nm 1:47-53; 3:12). Entre todos os israelitas, eles deveriam ter permanecido, simbolicamente, com as roupas mais limpas.

Esta é a enumeração das coisas para o tabernáculo, a saber, o tabernáculo do Testemunho, segundo, por ordem de Moisés, foram contadas para o serviço dos levitas, por intermédio de Itamar, filho do sacerdote Arão.  Êx 38:21 

47 Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles,
48  porquanto o SENHOR falara a Moisés, dizendo:
49  Somente não contarás a tribo de Levi, nem levantarás o censo deles entre os filhos de Israel;
50  mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele.
51  Quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando assentar no arraial, os levitas o armarão; o estranho que se aproximar morrerá.
52  Os filhos de Israel se acamparão, cada um no seu arraial e cada um junto ao seu estandarte, segundo as suas turmas.
53  Mas os levitas se acamparão ao redor do tabernáculo do Testemunho, para que não haja ira sobre a congregação dos filhos de Israel; pelo que os levitas tomarão a si o cuidar do tabernáculo do Testemunho. Nm 1:47-53 

Eis que tenho eu tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo primogênito que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus. Nm 3:12

Colocando tudo isso de lado, o restante do capítulo torna claro que, apesar de seu passado e de suas falhas, o “Anjo do Senhor” está ali para defendê-los das acusações de Satanás, independentemente de saber se as acusações são verdadeiras ou falsas. “O Anjo do Senhor”, Jesus, está ali para salvar e redimir. Essa é, sem exceção, a verdade mais importante em todas as Escrituras.

Apesar de nossa indignidade, é crucial que nunca esqueçamos o papel do “Anjo do Senhor” em nosso favor. Como podemos manter essa verdade diante de nós em todos os momentos, e ainda não nos iludirmos, tirando dela falsas conclusões? Quais seriam algumas dessas falsas conclusões? Comente sua resposta com a classe.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário