terça-feira, 3 de maio de 2011

O manto de Elias e Eliseu (resumo do estudo nº 06)




9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.
10  Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.
11  Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
12  O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
13  Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão.
14  Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o SENHOR, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou. 2Reis 2:9-14

Conhecer: Examinar as histórias de Elias, Eliseu e Acabe em busca de relações simbólicas entre o vestuário, a responsabilidade e o arrependimento.
Sentir: O chamado do Espírito e a responsabilidade de ser usado por Deus que veio com a aceitação do manto de Elias por Eliseu.
Fazer: Responder fiel e sinceramente ao apelo de Deus.

Esboço

I. Capas e mantos
A. Que simbolizava o fato de tanto Acabe como Eliseu terem rasgado as vestes?
B. Que simbolizava o fato de Elias haver deixado a Eliseu sua capa, quanto a seu trabalho, responsabilidade e o papel do Espírito Santo na vida de um profeta?

II. O chamado
A. A responsabilidade de liderar não deve ser tomada com leviandade. Como Eliseu demonstrou que entendia o elevado chamado que simbolizava a transferência do manto de Elias?
B. Que emoções Acabe demonstrou ao rasgar seu manto? O que esses sentimentos revelam sobre seu caráter?

III. Respondendo ao apelo
A. Em que aspectos Deus nos chamou para o serviço e liderança?
B. O que Ele nos chamou para fazer?
C. Como estamos respondendo ao Seu chamado?
D. Que devemos pedir, a fim de realizar Seu chamado?

Resumo: 
Nos tempos bíblicos, o ato de rasgar as vestes geralmente significava profunda tristeza e pesar. Mas, no caso de Eliseu, parece ter simbolizado não apenas profunda emoção mas também uma grande mudança de vida, ao assumir uma função de muita responsabilidade em resposta ao convite para trabalhar com Deus.

Motivação
O dom profético e chamado de Elias era simbolizado pelo manto que ele usava, mencionado várias vezes nos relatos bíblicos de sua vida. O manto pode ser visto como símbolo da convocação do povo de Deus para fazer Sua obra e a proteção e cobertura que Ele nos fornece nessa realização.
Elias deu exemplo como alguém que aceitou a vontade de Deus para a vida e se comprometeu a representar Deus ao mundo no melhor de sua capacidade.

Por que as pessoas vestem o que vestem? Como se vê na história de Adão e Eva, as pessoas caídas sentem a necessidade de se cobrir apenas para não ficarem nuas. As vestes usadas pelos nossos primeiros pais, seja o que for que se diga a seu respeito, tinham claramente uma utilidade. Mas, desde então, muita coisa mudou.

Em cada sociedade, os diferentes modos de vestir e se enfeitar evoluíram e passaram a indicar status social, sexo, idade, ocupação, conformidade com as normas da sociedade, rebelião contra essas mesmas normas, estilo de vida, a forma preferida de entretenimento ou lazer, e assim por diante. A única coisa que todos têm em comum é que são afirmações sobre si mesmos: afirmações de moda. Fazemos isso mesmo quando achamos que só estamos jogando alguma coisa sobre os ombros.

Uma antiga forma de vestuário era conhecida como o manto. Manto era basicamente um casaco ou uma capa, e a declaração que se fazia era que seu usuário era uma pessoa com autoridade temporal, como um personagem real ou um líder militar, ou alguém de importância religiosa, como um sacerdote ou profeta. Elias usava um manto para indicar que representava a autoridade máxima. A maioria de nós hoje não usa mantos, a menos que passemos muito tempo em feiras de objetos da Renascença ou encenações históricas, mas Deus ainda nos convida a tomar Seu manto espiritual e representá-Lo diante do mundo.

Comente com a classe: Poucos de nós (supomos) somos profetas, à semelhança de Elias e outros de seu tempo e lugar. Como podemos representar melhor a causa de Deus ao mundo? O que pode nos ajudar a estar mais atentos às possibilidades que Deus nos dá para servir sob Sua autoridade?

Ao contrário de muitos outros profetas do Antigo Testamento, Elias não tem um livro dedicado inteiramente a seus escritos e ensinos. No entanto, ele é talvez uma das figuras mais importantes da era profética. Note isso e, talvez, comente com a classe por que Elias foi tão importante.


Comentário Bíblico


I. “O som do silêncio...”

5
  Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.
6  Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.
7  Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.
8  Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9  Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
10  Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
11  Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto;
12  depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave.
13  Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
14  Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
15  Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
16  A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
17  Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará.
18  Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.
19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava 1Rs 19:5-19

A frase traduzida como “cicio tranquilo e suave” (v. 12), na maioria das Bíblias realmente é mais bem traduzida pela frase paradoxal “
uma voz dum suave silêncio” (TB). É interessante notar que a conversa que Elias teve com a voz mansa e delicada é a mesma conversa, palavra por palavra, que ele teve com o Senhor na caverna, vários versículos antes. Deus lhe perguntou, retoricamente, o que estava fazendo lá, e Elias Lhe disse. Podemos supor que o relato de Elias seria igualmente retórico na intenção, porque ele certamente sabia que Deus estava mais consciente da situação do que ele próprio.

O que exatamente Elias estava tentando dizer em 1 Reis 19:10? A partir do contexto, é evidente que ele estava reprovando corajosamente a Deus. O subtexto é “Olha como Tu me pagas pelo meu serviço bom e fiel!” Elias, que acabava de fugir aterrorizado de Jezabel, que, apesar de tudo, era apenas um ser humano-monarca, reencontrou coragem quando chegou a hora de repreender a Deus. O Senhor poderia ter respondido na mesma moeda, ou poderia ter simplesmente vaporizado Elias. Em vez disso, Ele ignorou seu discurso retórico de autopiedade e lhe pediu que observasse Sua passagem.

Como se poderia esperar, em seguida, Elias testemunhou alguns impressionantes fenômenos naturais. Um vento forte, mas era apenas o vento. Um terremoto, um grande problema. E, do nada, uma enorme parede de fogo. Mas, em seguida, Elias encontrou aquele que comanda o vento, os terremotos e os incêndios. Ele tinha uma voz. E a voz era muito parecida... com o silêncio? Deus repete Sua pergunta, e Elias repete a mesma reclamação, mas é provável que tenha soado diferente, mais humilde. Sabemos que ele escondeu o rosto no seu manto. Elias sabia que estava falando com o poder que comanda tranquilamente a natureza e as nações.

Pense nisto: Alguma vez você já se zangou com Deus, ou se iludiu por Sua aparente indiferença? Como podemos saber que Deus continua a cuidar de nós – e cuida de nós – mesmo quando acreditamos que isso vai contra toda a evidência visível?

II. Usar isso, não aquilo

O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. 2Rs 2:12

Como vimos, no Antigo Testamento, o ato de rasgar as roupas era sinal de luto. Podia ser tristeza por eventos como a morte de um ente querido, ou podia ser, como foi o caso de Acabe, (em 1Reis 21:27
Tendo Acabe ouvido estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu de pano de saco o seu corpo e jejuou; dormia em panos de saco e andava cabisbaixo) por tristeza e arrependimento pelas próprias ações que agora se lamentava e sabia serem erradas. Esse gesto, sem dúvida, teve mais importância do que quando as roupas eram todas laboriosamente feitas à mão, e ninguém, a não ser os reis e nobres tinha os guarda-roupas cheios de roupas.

Quando tomamos a decisão de servir a Deus ou, em certo sentido, assumir o manto de Deus, o resultado, provavelmente, será a presença de dor pelas coisas que fizemos antes, possivelmente na ignorância. Mesmo que não tenhamos um passado particularmente mau, ainda podemos desejar uma ruptura com os hábitos e padrões que marcaram nossa separação de Deus – ou ignorância dEle. Algumas dessas coisas podem parecer extremas para os que nos conhecem. Talvez façamos uma limpa em nossa coleção de CD’s ou no guarda-roupa, ou vamos encontrar novas formas de lazer e diversão. Ou podemos tomar decisões à medida que crescemos na vida espiritual, nos desfazendo de coisas que não são necessariamente más em si mesmas, mas que, de alguma forma, nos estorvavam como pessoas. Talvez reconheçamos que Deus tem planos específicos para nós. Planos que exigem que abandonemos o que estamos fazendo e comecemos uma nova vida. Isso nos leva ao encontro de Eliseu.

Eliseu certamente ficou aterrorizado e desanimado com a ideia de Elias ser arrebatado, assim como podemos ficar ao iniciar uma fase nova e radical de nossa vida. Mas, ao mesmo tempo, ele desejava o que Elias estava deixando com ele, e estava preparado para servir a Deus nesse novo caminho. É interessante que o texto diz que ele rasgou suas vestes velhas em duas partes, significando que não mais poderia vesti-las, mesmo que desejasse. Ele não tinha escolha senão a de tomar a nova peça de vestuário e a função que lhe era oferecida.

Pense nisto: Porque é necessário fazer tudo o que Deus nos pede para servi-Lo melhor e crescer espiritualmente?

Aplicação
Elias foi uma das figuras mais coloridas e até mais estranhas do Antigo Testamento, mas pessoas de diversas origens e tradições continuam a se identificar com ele e seu discípulo Eliseu. Enfatize para a classe como as lutas e triunfos na vida que Elias dedicou a Deus se assemelham e dão um exemplo para nossa própria vida.

Perguntas para consideração
1. Qual é o significado de ser a voz de Deus suave, ou, literalmente, “a voz dum suave silêncio”? O que isso nos diz sobre Deus? Será que Deus sempre Se comunica com um cicio tranquilo e suave? Se não, porque Ele pode optar por fazer assim, de vez em quando?
2. Na lição da semana passada, aprendemos sobre os emblemas sacerdotais e a importância do fato de que ele levava coisas sobre si e sobre o peitoral, etc, para simbolizar seu encargo sagrado. O manto de Elias poderia ter simbolizado algo semelhante, sendo levado aos ombros? Afinal, ele era portador de uma mensagem que devia, por vezes, parecer um fardo, mas que ele carregava de bom grado e alegremente. Comente.

Perguntas de aplicação
1. Como todos nós, Elias tinha muitas facetas diferentes de caráter. Havia o Elias que venceu fácil e confiantemente os sacerdotes de Baal, e havia o Elias que fugiu em desprezível terror da polícia secreta de Jezabel. Comente alguma ocasião em que você se sentiu como Elias. Quando você se sentiu mais confiante na guia de Deus? O que pode ajudar você a lembrar esses momentos em que o caminho a Deus parecia menos claro?
2. Muitas vezes, como Eliseu, nossa caminhada com Deus está ligada à admiração e apego a outras pessoas que nos inspiram. Embora essa seja uma coisa boa e necessária dentro da razão, como podemos encontrar coragem para depender somente de Deus?

Criatividade
Como um dos mais honrados e lembrados profetas do Antigo Testamento, Elias era alguém que ouvia e falava com Deus com uma intimidade quase igual à dos patriarcas. Finalmente, ele se tornou um dos dois únicos seres humanos que conhecemos pela Bíblia, que escaparam da morte e foram levados para o Céu antes da ressurreição na segunda vinda de Jesus. As seguintes atividades enfatizarão as lições que podemos aprender da vida e da carreira de Elias.

Elias ouviu a voz de Deus no silêncio e quietude. Pode-se suspeitar que foi uma surpresa tanto para ele quanto para qualquer pessoa. Quando foi a última vez que você ouviu o som do silêncio? Peça que sua classe faça um minuto ou mais de silêncio, ou pelo menos não fale. Você não diz nada, pois eles não dizem nada. É desconfortável? Você notou alguma coisa? Atenção: Não estamos sugerindo que vocês meditem ou ouçam vozes do além. A ideia é se livrar das distrações habituais por um breve tempo e de adotar uma abordagem de ouvir, em vez de falar. Na semana que vem, peça que os alunos adotem uma atitude de silêncio ou, pelo menos, de recolhimento por um minuto ou dois, antes de começar a falar com Deus em oração. Peça que os membros da classe compartilhem o efeito que o silêncio ou a quietude tiveram em sua vida de oração.

Ou ainda:

O manto de Elias, de toda maneira, era apenas um casaco. Peça que sua classe mencione outros exemplos de artigos de vestuário que transmitam alguma ideia, estilo de vida, atitude, e assim por diante, por causa da pessoa ou das pessoas que os usam, ou que identifiquem sua atividade ou posição social. Sinta-se livre para procurar no mundo da política, do entretenimento, etc.





Um comentário: