terça-feira, 3 de maio de 2011

O manto de Eliseu

Quinta                                        




Então, [Eliseu] levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão. Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou” (2Rs 2:13, 14).

7. Sobre qual história o texto acima nos faz pensar? Que importante simbolismo é visto ali?

8. Leia 2 Reis 2:15-18. Tente se colocar no lugar desses profetas de Jericó. Por que eles tentaram encontrar Elias, mesmo sabendo que ele havia sido levado?

15  Vendo-o, pois, os discípulos dos profetas que estavam defronte, em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. Vieram-lhe ao encontro e se prostraram diante dele em terra.
16  E lhe disseram: Eis que entre os teus servos há cinqüenta homens valentes; ora, deixa-os ir em procura do teu senhor; pode ser que o Espírito do SENHOR o tenha levado e lançado nalgum dos montes ou nalgum dos vales. Porém ele respondeu: Não os envieis.
17  Mas eles apertaram com ele, até que, constrangido, lhes disse: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o procuraram três dias, porém não o acharam.
18  Então, voltaram para ele, pois permanecera em Jericó; e ele lhes disse: Não vos disse que não fôsseis? 2 Reis 2:15-18

A partir dos versos anteriores, é evidente que os profetas sabiam que Elias seria arrebatado. O texto não diz se eles próprios viram o evento. Em certo sentido, isso não importa muito, porque eles sabiam que o “Espírito do Senhor” o havia levado. Para onde, entretanto, era outra questão. Por alguma razão eles acreditaram que Elias ainda podia ser encontrado “em algum monte ou em algum vale” (v. 16, NVI). Talvez, despreparados para a ideia de alguém ser levado para o Céu dessa forma, eles imaginaram que o Senhor tivesse feito algo diferente com Elias. E apesar das palavras de Eliseu para que não se preocupassem tentando encontrá-lo, eles insistiram nisso, de todas as formas. Só então, possivelmente, depois que o procuraram e não encontraram, eles tenham percebido o que aconteceu. No entanto, mesmo assim, houve espaço para dúvidas. Será que o Senhor o colocou em algum monte ou vale que eles ainda não tinham verificado?

No fim, não importam as experiências nem os milagres que temos visto, ainda precisamos exercer fé, ou então, mais cedo ou mais tarde, a dúvida irá se insinuar e desafiar seriamente nossa experiência cristã.

Pense sobre alguma experiência poderosa que você teve com o Senhor. Sem dúvida, no momento e logo após, sua fé estava forte. Com o tempo, no entanto, o que aconteceu, especialmente à medida que a própria experiência começou a desaparecer no fluxo do tempo? Assim, por que é importante que você, diariamente, faça as coisas que podem ajudá-lo a a fortalecer sua fé? 


Sexta                                   Estudo adicional


Leia de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas , p. 88, “Sete e Enoque”; Profetas e Reis, p. 155-189, “De Jezreel a Horebe”, “Que Fazes Aqui?” e “No Espírito e Virtude de Elias”.

Elias, que fora trasladado ao Céu sem ver a morte, representa os que estarão vivos na Terra por ocasião da segunda vinda de Cristo, e que serão “transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta”; quando “isto que é mortal se revestir da imortalidade” e “isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade” (1Co 15:51-54, RC). Jesus estava revestido da luz do Céu, como há de aparecer quando vier asegunda vez, sem pecado,... para salvação”; pois virána glória de Seu Pai, com os santos anjos” (Hb 9:28; Mc 8:38; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 422).

Perguntas para reflexão:
1. Na prática, quais são as coisas que podemos fazer para ouvir a “voz tranquila e suave”? Entre as coisas que fazemos, quais tornam isso difícil, se não impossível? Como o pecado intencional, em grande medida, nos torna “surdos”, por assim dizer?
2. Quando você sente que o desespero e o desânimo são quase maiores do que sua capacidade de suportar, como você sabe que o Senhor está cuidando de você?
3. O manto de Elias simbolizava a sucessão de seu ministério por meio de Eliseu. Como podemos ter certeza de que “entregaram o manto” para as pessoas certas na igreja? Podemos saber?
4. Leia 2Coríntios 7:10
Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. O que é o verdadeiro arrependimento? Em contraste com isso, será que precisamos nos arrepender do nosso tipo de arrependimento?





Nenhum comentário:

Postar um comentário