sexta-feira, 13 de maio de 2011

À sombra de Suas asas (resumo do estudo nº 07)





Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso. Salmo 63:7

Saber: Usar a metáfora das asas de Deus para descrever Seu poder protetor e misericordioso.
Sentir: A profundidade da nossa vulnerabilidade e impureza e nossa grande necessidade de encontrar abrigo à sombra das asas de Deus.
Fazer: Confessar seus pecados, arrepender-se e buscar a restauração pela cura de Deus por meio de Suas graciosas disposições.

Esboço

I. A sombra de Suas asas

A. Sob quais aspectos precisamos da cobertura e da proteção sob as asas de Deus?
B. Que imagens das aves e seus hábitos nos ajudam a compreender o cuidado de Deus?

II. Nossa vulnerabilidade

A. A fim de apreciar plenamente as asas de Deus, o que precisamos entender sobre nossa grande necessidade? Que acontece quando nos recusamos a reconhecer nossos pecados?
B. Como Davi sentiu que seu pecado afetava o relacionamento com Deus? Como ele descreveu sua experiência nos Salmos?
C. Como ele descreveu seus sentimentos sobre a ação restauradora de Deus em seu favor?

III. Passos para confissão

A. Que passos precisamos dar para confessar humildemente nossos pecados, nos arrepender e permitir que Deus nos limpe e restaure a alegria de um relacionamento com Ele?
B. Como podemos expressar nosso desejo de perdão de Deus, como Davi o fez?

Resumo: 
Quando humildemente confessamos nossos pecados, os abandonamos e procuramos a graça de Deus a restauração, somos escondidos sob as asas de Deus, seguros e completos.

Motivação
O arrependimento dos pecados é uma parte vital da restauração do relacionamento com Deus e aceitação da cobertura que Ele oferece “sob Suas asas”.

Ao abrir a atividade a seguir, embora leve os alunos a recordar uma experiência de vida potencialmente negativa, faça isso com cuidado e sensibilidade. Ao liderar a classe, você deve sempre focalizar o perdão e a restauração de Deus.

Lembrem uma ocasião em sua vida em que o relacionamento foi ameaçado por um mal-entendido. Peça que se lembrem como se sentiram quando perceberam que sua ação pôs em risco a confiança no relacionamento e quando perceberam que precisavam se desculpar. Como seus sentimentos mudaram após o pedido de desculpas e o relacionamento foi restaurado ou, pelo menos, começou a ser restaurado?

Por causa do pecado, nosso relacionamento com Deus, nosso Criador, foi interrompido gravemente. Quanto mais devemos confessar e buscar o arrependimento dos pecados diante de Deus? O Salmo 32 registra o arrependimento de Davi e como seu relacionamento com Deus passou dos “gemidos” (v. 3, NVI). para a “alegria” (v. 11). A experiência de Davi traça um curso para seguirmos.

Compreensão
Esta seção traz uma revisão da história do pecado de Davi, seu arrependimento e perdão.


Comentário Bíblico


I. História reveladora

1 O SENHOR enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2  Tinha o rico ovelhas e gado em grande número;
3  mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha.
4  Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado.
5  Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto.
6  E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.
7  Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;
8  dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas.
9  Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.
10  Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11  Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.
12  Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.
13  Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.
14  Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá.
15 Então, Natã foi para sua casa. E o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e a criança adoeceu gravemente.  2Samuel 12:1-15

As coisas iam bem para Davi. Mais do que bem. Após vários anos como fugitivo, ele estava instalado como o rei popular e poderoso de Jerusalém. Deus o havia abençoado, protegido e cumprira Suas promessas para com ele. Ele era celebrizado pelo povo. Suas façanhas eram lendárias, motivo de música nos lábios das mulheres e crianças nas ruas de Jerusalém. Seus inimigos o temiam e admiravam. Ele era rico pelos despojos da guerra, e os homens estavam dispostos a dar a vida por ele a qualquer momento. Mas Davi tinha um segredo obscuro. Não sabemos se era conhecido apenas por alguns de seus assessores mais próximos, ou se era assunto da fofoca de toda a cidade. Davi mal podia se lembrar e reconhecer seu erro, e tentava dizer a si próprio que poderia se sair dessa enrascada. Afinal, ele era o homem mais poderoso da nação. Sua posição o protegeria, não?

Certo dia, entrou na sala de audiência o profeta Natã. Amigo pessoal do rei havia muitos anos, ele visitou Davi, contou-lhe uma história bem contada que o confrontava com seu pecado e o fez pronunciar sobre si mesmo uma sentença em um momento irônico de autocondenação. Davi ficou abalado, sua credibilidade foi destruída e, paradoxalmente, em meio a essa destruição, ele estava no caminho do perdão e restauração.

Pense nisto: O que deu errado? Porque Davi caiu tão drasticamente?

Como você acha que Davi teria reagido se Natã o tivesse confrontado, simplesmente, sem contar a história? Na sua opinião, por que Natã optou por lidar com a situação dessa maneira?

II. Uma canção de arrependimento

Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás. 2Sm 12:13  e Sl 51

Davi respondeu à repreensão de Natã com uma confissão difícil: “Pequei contra o Senhor” (2Sm 12:13). É uma síntese pura do Salmo 51. Sim, Davi pecou contra Bate-Seba, Urias, contra sua família, outros que foram envolvidos em seu plano e contra toda a nação. Mas a principal relação destruída, e que precisava ser restaurada, era com Deus. A cura dessa relação é a base da cura, sempre que possível, dos danos sobre outras vidas.

Davi era o líder político e espiritual da nação. Só podemos imaginar quanto lhe deve ter custado aceitar a repreensão, reconhecer o pecado e, humildemente, pedir perdão a Deus. Politicamente, ele arriscou sua permanência no poder. Espiritualmente, ele arriscou a credibilidade. E, pessoalmente, ele teve que abandonar seu orgulho. Naturalmente, todas essas coisas já estavam em risco pelo que ele havia feito, mas ele acreditava que a misericórdia e perdão de Deus o ajudariam a endireitar a colossal confusão que ele havia armado, ao aceitar a mensagem do profeta.

Pense nisto: O que trazia o maior risco a Davi: reconhecer publicamente seu pecado ou continuar tentando encobri-lo? Por quê?

Você acha certo haver Davi reconhecido seu pecado só “contra o Senhor?” Por quê? Que dizer das outras pessoas magoadas pelo que ele havia feito de errado? Com base na narrativa, que tipo de reparações precisavam ser feitas para aqueles que sofriam?

III. Coberto por Suas asas

13  Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.
14  Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá.
15  Então, Natã foi para sua casa. E o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e a criança adoeceu gravemente.
16  Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra.
17  Então, os anciãos da sua casa se achegaram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis e não comeu com eles.
18  Ao sétimo dia, morreu a criança; e temiam os servos de Davi informá-lo de que a criança era morta, porque diziam: Eis que, estando a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança é morta? Porque mais se afligirá.
19  Viu, porém, Davi que seus servos cochichavam uns com os outros e entendeu que a criança era morta, pelo que disse aos seus servos: É morta a criança? Eles responderam: Morreu.
20  Então, Davi se levantou da terra; lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes, entrou na Casa do SENHOR e adorou; depois, veio para sua casa e pediu pão; puseram-no diante dele, e ele comeu.
21  Disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém, depois que ela morreu, te levantaste e comeste pão.
22  Respondeu ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o SENHOR se compadecerá de mim, e continuará viva a criança?
23  Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
24  Então, Davi veio a Bate-Seba, consolou-a e se deitou com ela; teve ela um filho a quem Davi deu o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.
25  Davi o entregou nas mãos do profeta Natã, e este lhe chamou Jedidias, por amor do SENHOR.  2Sm 12:13-25 

Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso. Sl 63:7

Davi terminou sua dramática audiência pública com Natã com a certeza de que o Senhor havia removido seu pecado (cf. 2Sm 12:13). Esta é uma incrível certeza que podemos todos ter, mesmo em meio às consequências de nossos pecados. O impacto do pecado de Davi continuou a se manifestar sobre sua família ao longo dos capítulos seguintes de 2 Samuel, com a morte do filho, o estupro da filha, Tamar, o assassinato do filho Amnom e a revolta contra o trono pelo filho Absalão.

De alguma forma, Davi viveu esse resultado, sem dúvida, com remorsos, mas também com a certeza de que, apesar de todo o horror que havia acontecido e que ainda estava por vir, ele estava perdoado. Ele poderia se alegrar, como descreve nas últimas palavras do Salmo 32, e se regozijar sob a cobertura “
de Suas asas”, como descreveu no Salmo 63:7.

Pense nisto: 
Por que Deus castigou dessa forma Davi e sua família, permitindo que seu filho morresse?

Como podemos conhecer a certeza do perdão de Deus em nossa vida, mesmo quando nossas circunstâncias não dão a aparência de que estamos perdoados e restaurados?

Aplicação
A história do pecado e do perdão de Davi levanta algumas questões profundas sobre a natureza do perdão, em geral, e do perdão de Deus, em particular. Incentivando os alunos a pensar sobre o perdão em sua própria vida, talvez possamos compreender melhor como Deus perdoa e como podemos praticar o perdão.

Perguntas de aplicação

1. Quando devemos estar preparados para pôr em risco a amizade, dizendo algo difícil, mas importante a um amigo, assim como fez Natã?
2. Quando você foi ofendido, foi difícil perdoar aquele que o magoou? É possível restaurar completamente a relação ao que era antes do dano? Que mais pode ser feito para restaurar essa relação?
3. Se Deus realmente perdoou Davi, por que aconteceram tantas coisas ruins à sua família e ao reino depois disso? O perdão de Deus não deveria endireitar as coisas? Comente sua resposta.
4. Se nosso pecado é realmente coberto, porque continua a afetar tantas vidas?
5. Por que, às vezes, parece que a tragédia em nossa vida é um castigo de Deus? Você acha que essa atitude é uma forma válida de explicar a tragédia em nossa vida hoje?
6. Se ainda estamos vivendo com as consequências de nosso pecado, como podemos viver com a certeza do perdão e da salvação?

Criatividade
As duas atividades sugeridas devem ser conduzidas com sensibilidade em relação à experiência e às circunstâncias. Devem perceber que esses são componentes importantes de nossos relacionamentos mútuos e, ainda mais, no contexto de nosso relacionamento com Deus.

Sugestões para atividades individuais:

Forneça papel e canetas ou lápis e escrevam uma carta a alguém a quem acham que deveriam pedir desculpas. Alguns podem não estar preparados para entregar ou postar a carta, mas ainda podem achar que o processo de escrever a carta seja útil e encorajador. Se quiserem entregar as cartas de desculpas, alguns podem querer trazer as respostas recebidas nas semanas seguintes.

Quando essas cartas estiverem escritas, podem tomar mais tempo escrevendo uma carta semelhante a Deus, talvez usando o Salmo 51 como modelo, lembrando que a primeira preocupação de Davi era que ele havia pecado contra Deus.

Sugestões para atividades em grupo ou equipe

Pensem em algo de sua vida de que se envergonham ou se sentem culpados. Se possível, peça que escrevam isso em poucas e breves palavras. (Qualquer coisa escrita deve ser feita em particular e com a certeza de que o papel não se destina a ser lido.) Dobrem o papel assim que tiverem terminado de escrever, para não ser lido. Rasguem os pedaços de papel, ou, se for seguro, os queimem, garantindo que ninguém vai ler o que foi escrito. Isso demonstra a limpeza dos pecados que Deus nos oferece quando nos arrependemos. (Se não for usado papel, imaginem a cena de papel sobre o fogo queimando até que só fique cinza.) Sempre que possível, espalhem as cinzas e orem juntos, agradecendo a Deus o perdão que Ele oferece, por sermos cobertos e, por Sua graça, podermos ter a certeza de Seu amor e perdão.







Nenhum comentário:

Postar um comentário