segunda-feira, 23 de maio de 2011

Troca de roupas

Quarta                                           




5. Leia Zacarias 3 com oração e atenção; considere as etapas do processo. Embora pecadores, é dessa forma que o povo de Deus é salvo. O que você pode aprender sobre o plano de salvação através dessa visão?

1 Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.
2  Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?
3  Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo.
4  Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes.
5  E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali,
6  protestou a Josué e disse:
7  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram.
8 Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens de presságio; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.
9  Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu lavrarei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra, num só dia.
10  Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, cada um de vós convidará ao seu próximo para debaixo da vide e para debaixo da figueira. Zacarias 3

Nos versos 3 a 5, antes que as roupas novas fossem colocadas em Josué, as sujas foram removidas. O Senhor explicou a Josué o significado dessa troca de roupas: “Tirei de você o seu pecado” (v. 4, NVI). O que, entretanto, isso significa na vida da pessoa redimida? Josué agora era impecável, perfeito no coração e na mente, sem possibilidade de cair ou pecar novamente? Era essa a condição que Josué tinha que alcançar antes que as roupas novas fossem colocadas nele? Se fosse assim, teríamos alguma esperança?

Em vez disso, o significado é que a culpa e condenação de Josué haviam sido tiradas. Falando sobre a experiência de Josué, Ellen White disse: “
Foram perdoados os seus próprios pecados e os do povo. Israel vestiu ‘vestidos novos’ – a justiça de Cristo imputada a eles. A mitra colocada sobre a cabeça de Josué era como a que usavam os sacerdotes, e trazia a inscrição: ‘Santidade ao Senhor’ (Zc 14:20, RC), significando que, não obstante suas transgressões anteriores, ele se achava agora habilitado a ministrar perante Deus em Seu santuário” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 469.

6. O que “o Anjo do Senhor”, disse a Josué no verso 7, após a troca de roupas, e por que essa ordem é tão importante?  

Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram. Zc 3:7

Foi somente depois de ter recebido os trajes especiais que Josué recebeu a exortação de obedecer ao Senhor e andar em Seus caminhos. Esse ponto não deve ser ignorado: a justiça de Cristo lhe foi concedida pela fé, e foi creditada à parte de sua caminhada nos “[Seus] caminhos” ou da obediência aos “[Seus] preceitos”. Os mandamentos vieram depois porque, se tivessem vindo antes, não teriam sido de nenhum proveito. Se [Josué] não tivesse sido vestido com esses “finos trajes” (Zc 3:4), todos os seus esforços não o teriam deixado com traje diferente das roupas sujas que ele trajava no começo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário