terça-feira, 3 de maio de 2011

A troca de vestimentas

Segunda                                 




Após a magnífica demonstração do poder de Deus no Monte Carmelo, Elias reclamou que ele era o único que permanecia amando o Senhor. Parece que Deus ignorou a lamentação de Elias, mas quando ele terminou sua fala, o Senhor lhe deu instruções: ele deveria ungir dois reis e Eliseu.

Seguindo a orientação do Senhor, de encontrar um sucessor, Elias partiu para a fazenda de Safate, pai de Eliseu, e encontrou Eliseu lavrando com bois. Talvez Elias tivesse acenado para Eliseu, para obter sua atenção, e Eliseu tenha parado seu trabalho e esperado para ouvir a mensagem de Elias.

3. Como o chamado de Eliseu foi revelado ali no campo, em 1 Reis 19:19?
Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. 1 Reis 19:19

Não são reveladas as palavras exatas de Elias, nem a resposta de Eliseu ao chamado de Elias, mas sabemos que ele respondeu positivamente. Naquele momento, Elias lançou seu manto, símbolo de suas responsabilidades como servo de Deus, sobre os ombros de Eliseu (Moisés, pois, despiu a Arão de suas vestes e vestiu com elas a Eleazar, seu filho; morreu Arão ali sobre o cimo do monte; e dali desceram Moisés e Eleazar. Nm 20:28). O simbolismo é muito óbvio. Eliseu recebeu, então, um chamado sagrado.

Em outros incidentes da Bíblia, um manto (ou capa ou alguma vestimenta semelhante), nem sempre foi usado como indicação do chamado de Deus para servi-Lo.

4. Leia Jó 1:20; Sl 109:29; Jd 22, 23; 2Sm 10:3, 4; Ez 16:15, 16. Como a ideia de “manto” é usada nos versos acima?

Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; Jó 1:20

Cubram-se de ignomínia os meus adversários, e a sua própria confusão os envolva como uma túnicaSl 109:29 

E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.  Jd 22, 23

Mas os príncipes dos filhos de Amom disseram a seu senhor, Hanum: Pensas que, por Davi te haver mandado consoladores, está honrando a teu pai? Porventura, não te enviou ele os seus servos para reconhecerem a cidade, espiá-la e destruí-la? Tomou, então, Hanum os servos de Davi, e lhes rapou metade da barba, e lhes cortou metade das vestes até às nádegas, e os despediu. 2Sm 10:3, 4

Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava, para seres dele. Tomaste dos teus vestidos e fizeste lugares altos adornados de diversas cores, nos quais te prostituíste; tais coisas nunca se deram e jamais se darão. Ez 16:15, 16

O manto de Elias significava devoção, comprometimento e dedicação. “Quando Elias, divinamente dirigido na busca de um sucessor, passou pelo campo que Eliseu estava arando, lançou sobre os ombros do jovem o manto da consagração. Durante a fome, a família de Safate se havia relacionado com a obra e missão de Elias; e então, o Espírito de Deus impressionou o coração de Eliseu quanto ao significado do ato do profeta. Isso foi para ele o sinal de que Deus o havia chamado para ser o sucessor de Elias” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 219, 220).

Pense como um único objeto pode ter boas e más conotações, dependendo de como é usado. O que você está fazendo com as coisas na sua vida? Que tipo de significados você está lhes dando, por suas ações? O que elas têm simbolizado para você, e por quê?  







Nenhum comentário:

Postar um comentário