segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um tição tirado do fogo (estudo nº 09)





Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes” (Zc 3:4).

Leitura para o estudo desta semana: Zc 1-3; Ap 12:10; Êx 3:2-14; Ef 2:8-10; João 14:15

Embora seja fácil esquecer, o grande conflito entre Cristo e Satanás é a suprema força motriz por trás da realidade. Guerras, crime, violência e todo o caldeirão fervente e agitado da tragédia humana são apenas manifestações superficiais do conflito subjacente, que começou no Céu (Ap 12:7-8 Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.), uma luta universal que afeta não apenas os seres humanos, mas toda a criação (Rm 8:20-22 - Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora).

Uma coisa, porém, nunca devemos esquecer: o grande conflito não é sobre o petróleo do Oriente Médio nem sobre as notáveis mudanças geopolíticas na hegemonia econômica e militar. É sobre a salvação da humanidade, uma pessoa de cada vez. Nações vêm e vão, estruturas de poder vêm e vão, os grandes temas da história e da ideologia vêm e vão; mas somente os salvos, cobertos pelo manto da justiça de Cristo, permanecem para sempre. Satanás não está preocupado simplesmente com dinheiro, poder e política; ele se preocupa com as pessoas; seu alvo é arruinar com ele tantos quantos seja possível. Por Sua morte, Cristo pode salvar a todos da destruição. A essência do grande conflito é, no âmago, pessoas escolhendo a ruína eterna ou a vida eterna. Todo o resto é, essencialmente, insignificante

Domingo                                        Zeloso por Jerusalém

1. Leia Zacarias 1 e 2 e responda: Em meio a todos esses símbolos, qual é a mensagem do Senhor? Que princípios bíblicos claros são vistos no texto? Como esses princípios se manifestam hoje? Que promessas são feitas e quais são as condições?
1 No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:
2  O SENHOR se irou em extremo contra vossos pais.
3  Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos.
4  Não sejais como vossos pais, a quem clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Convertei-vos, agora, dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o SENHOR.
5  Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, acaso, vivem para sempre?
6  Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu prescrevi aos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? Sim, estes se arrependeram e disseram: Como o SENHOR dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos fez.
7 No vigésimo quarto dia do mês undécimo, que é o mês de sebate, no segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido.
8  Tive de noite uma visão, e eis um homem montado num cavalo vermelho; estava parado entre as murteiras que havia num vale profundo; atrás dele se achavam cavalos vermelhos, baios e brancos.
9  Então, perguntei: meu senhor, quem são estes? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei quem são eles.
10  Então, respondeu o homem que estava entre as murteiras e disse: São os que o SENHOR tem enviado para percorrerem a terra.
11  Eles responderam ao anjo do SENHOR, que estava entre as murteiras, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está, agora, repousada e tranqüila.
12  Então, o anjo do SENHOR respondeu: Ó SENHOR dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém e das cidades de Judá, contra as quais estás indignado faz já setenta anos?
13  Respondeu o SENHOR com palavras boas, palavras consoladoras, ao anjo que falava comigo.
14  E este me disse: Clama: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Com grande empenho, estou zelando por Jerusalém e por Sião.
15  E, com grande indignação, estou irado contra as nações que vivem confiantes; porque eu estava um pouco indignado, e elas agravaram o mal.
16  Portanto, assim diz o SENHOR: Voltei-me para Jerusalém com misericórdia; a minha casa nela será edificada, diz o SENHOR dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém.
17  Clama outra vez, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: As minhas cidades ainda transbordarão de bens; o SENHOR ainda consolará a Sião e ainda escolherá a Jerusalém.
18 Levantei os olhos e vi, e eis quatro chifres.
19  Perguntei ao anjo que falava comigo: que é isto? Ele me respondeu: São os chifres que dispersaram a Judá, a Israel e a Jerusalém.
20  O SENHOR me mostrou quatro ferreiros.
21  Então, perguntei: que vêm fazer estes? Ele respondeu: Aqueles são os chifres que dispersaram a Judá, de maneira que ninguém pode levantar a cabeça; estes ferreiros, pois, vieram para os amedrontar, para derribar os chifres das nações que levantaram o seu poder contra a terra de Judá, para a espalhar.
1  Tornei a levantar os olhos e vi, e eis um homem que tinha na mão um cordel de medir.
2  Então, perguntei: para onde vais tu? Ele me respondeu: Medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e qual o seu comprimento.
3  Eis que saiu o anjo que falava comigo, e outro anjo lhe saiu ao encontro.
4  E lhe disse: Corre, fala a este jovem: Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão de homens e animais que haverá nela.
5  Pois eu lhe serei, diz o SENHOR, um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória.
6  Eh! Eh! Fugi, agora, da terra do Norte, diz o SENHOR, porque vos espalhei como os quatro ventos do céu, diz o SENHOR.
7  Eh! Salva-te, ó Sião, tu que habitas com a filha da Babilônia.
8  Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Para obter ele a glória, enviou-me às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.
9  Porque eis aí agitarei a mão contra eles, e eles virão a ser a presa daqueles que os serviram; assim, sabereis vós que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou.
10  Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR.
11  Naquele dia, muitas nações se ajuntarão ao SENHOR e serão o meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou a ti.
12  Então, o SENHOR herdará a Judá como sua porção na terra santa e, de novo, escolherá a Jerusalém.
13  Cale-se toda carne diante do SENHOR, porque ele se levantou da sua santa morada. Zacarias 1 e 2

Embora Jerusalém estivesse em ruínas, porque havia sido conquistada por Babilônia 70 anos antes, Deus proveu esperança para o futuro da cidade. Zacarias recebeu a mensagem do Senhor de que não só o templo, mas Jerusalém seria reconstruída. Zacarias começou declarando aos seus ouvintes que o Senhor tinha ficado ofendido, “indignado”, com seus pais. Mas Zacarias imediatamente encorajou os ouvintes, assegurando-lhes que, se eles se voltassem para Deus em humildade e arrependimento, Ele Se voltaria para eles (Zc 1:1-3). As visões de Zacarias eram destinadas a dar força e inspiração, para que continuassem edificando o templo em Jerusalém, para a adoração a Deus.

Após a primeira visão de Zacarias, narrada no capítulo 1, o Senhor deu um incrível encorajamento, dizendo: “
Com grande empenho, estou zelando por Jerusalém e por Sião”; e ainda: “Portanto, assim diz o Senhor: Voltei-Me para Jerusalém com misericórdia; a Minha casa nela será edificada, diz o Senhor dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém” (Zc 1: 14, 16).

O homem com o cordel representava os planos para a reconstrução da cidade de Jerusalém e do templo na época de Zacarias. Mas apenas com os alicerces, a edificação do templo parecia ser uma impossibilidade.

Pouco antes da visão de Zacarias sobre as vestes imundas de Josué, ele recebeu uma mensagem de esperança para comunicar aos judeus, registrada em Zacarias 2:10-13. Deus lhes disse: “
Cante e alegre-se” (v. 10, NVI); depois prometeu viver com eles. Como essa mensagem deve ter sido animadora, nesse momento em que o povo de Deus tentava se reunir para adorá-Lo!  





Nenhum comentário:

Postar um comentário