terça-feira, 17 de maio de 2011

Vestes de esplendor (resumo do estudo nº 08)




Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o SENHOR Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações. Isaías 61:10, 11

Saber: Que as coisas terrenas, como roupas, se desgastam, e comparar essa transitoriedade com as vestes gloriosas e eternas da salvação de Deus.
Sentir: Alegrar-se com as vestes esplêndidas de louvor, justiça e salvação.
Fazer: Aceitar diariamente e vestir o manto da justiça que Deus nos oferece e, como Seus sacerdotes, testemunhar aos outros sobre as alegrias da salvação.

Esboço
I. Vestuário terreno e celestial
A. Quais são as diferenças entre os valores e prazeres oferecidos por este mundo e os oferecidos por Deus?
B. Como essas diferenças são ilustradas pelas roupas?

II. A alegria da noiva e do noivo
A. Que sentimentos acompanham as vestes de louvor, justiça e salvação que Deus está ansioso para nos oferecer?
B. Como esses sentimentos são semelhantes aos de um noivo e uma noiva?
III. Vestir-se
A. Embora nos seja oferecida uma bela túnica, na verdade, temos que usá-la para que faça algum bem. Que desculpas muitas vezes damos e que nos impedem de vestir o manto da justiça de Cristo?
B. Que precisamos fazer para vestir o manto da justiça de Cristo? Quantas vezes precisamos fazer isso?
C. Que podemos fazer para compartilhar com outros a alegria que a salvação traz?

Resumo: 
Embora todas as vestes terrestres se desgastem, o manto esplêndido de Deus traz alegria eterna, louvor e salvação. No entanto, devemos realmente vestir o manto da salvação de Deus a fim de ter as bênçãos que Ele oferece.

Motivação
A roupa que fazemos para nós mesmos se desgasta e arruína facilmente, mas as vestes da salvação, oferecidas por Deus, têm uma glória e esplendor que nunca desaparecerá.

Compreenda que as vestes e joias de casamento são uma metáfora do esplendor do manto da justiça de Cristo. Para isso, faça uso de exemplos e lembranças concretos e, se possível, mostre imagens de vestidos de casamento de sua própria experiência.

Atividade de abertura: 
Mostre alguns itens que vocês, os membros da classe ou outros amigos vestiram ou utilizaram em algum casamento. Se não for viável mostrar um vestido de casamento, talvez você possa mostrar pelo menos a foto de alguma noiva, de preferência alguém que seja conhecida pelos membros da classe. Peça que alguém conte experiências que ajudem a ilustrar o significado da roupa do casamento ou de outros itens, como buquê, alianças, etc. Comente com a classe por que as roupas do casamento são tão importantes. Muitas vezes, essas peças são muito caras, e nunca mais serão usadas. Por que investimos tanto na cerimônia de casamento e nas roupas com que nos casamos? Por que Isaías compara o manto da justiça com a roupa do casamento?

Atividade alternativa: Leve para a classe algumas notícias recentes sobre as preocupações ambientais, como terremotos e inundações, bem como notícias a respeito da poluição, corrupção no governo, e outros indicadores de deterioração moral. Mostre roupas rasgadas pelo uso juntamente com essas notícias para iniciar um debate, comparando nosso mundo desgastado com as roupas rasgadas, com base em Isaías 51:6-8.

6  Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra embaixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada.
7  Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis por causa das suas injúrias.
8  Porque a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como à lã; mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação, para todas as gerações. Isaías 51:6-8

Pense nisto: 
Isaías 51:8 “contrasta as vestes desgastadas de que é feito nosso mundo com as vestes de poder que Deus usa. O que Deus faz com nossas deficiências e decadência física e moral? Que plano Ele tem para nós, presos como estamos em um mundo em desintegração?

Compreensão 
Entenda as metáforas das roupas apresentadas por Isaías, no âmbito de seu trabalho como profeta de Deus nos momentos de perigo e perturbação; advertindo, apelando e erguendo o Santo de Israel como a única esperança para um futuro seguro e feliz.


Comentário Bíblico


I. O profeta Isaías

1  No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
2  Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.
3  E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
4  As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
5  Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!
6  Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7  com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.
8  Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Is 6:1-8.)

O ministério de Isaías como profeta começou quando ele era jovem e teve a duração de 60 anos ou mais, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. É mais provável que tenha terminado de forma violenta nos primeiros anos de Manassés (veja Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 382, 2Rs 21:16
Além disso, Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até encher Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez pecar a Judá, praticando o que era mau perante o SENHOR). Seu nome significa “o Senhor é salvação” ou “o Senhor é ajuda”, e seus escritos ao longo desses muitos anos apontaram consistentemente para o Santo de Israel, cheio de misericórdia e ansioso para salvar, mas justo e seguro para levar juízo sobre os ímpios.

Isaías viveu em um mundo profundamente perturbado de corrupção e hipocrisia, em que os juízes aceitavam suborno e os governantes gananciosos faziam leis injustas, tiravam o direito dos pobres e exploravam viúvas e órfãos. Havia apostasia generalizada, e muitos dos que mantinham a forma de religião verdadeira conheciam pouco de seu significado e poder.

Estando Isaías diante do templo de Jerusalém, imaginando como seria inútil seu trabalho de mensageiro a um povo teimoso e incrédulo, Deus lhe deu uma visão. O Senhor abriu as cortinas do templo no Lugar Santíssimo, em que nem mesmo um profeta podia entrar, e Isaías viu o Senhor sobre um trono alto e sublime, servido por anjos gloriosos. Com vozes que faziam tremer as colunas e portais do templo, os anjos louvavam a Deus por Sua santidade. Isaías se sentiu tão impuro e indigno que achou que ia morrer, mas uma brasa do altar, levada a ele por um dos anjos, o purificou. Então, quando Deus o chamou para falar a Seu povo de coração endurecido, cego e surdo, Isaías podia responder com confiança. “Que aconteceria se os poderes terrestres se arregimentassem contra Judá? Que sucederia se Isaías enfrentasse oposição e resistência em sua missão? Contemplara o Rei, o Senhor dos Exércitos; ouvira o canto dos serafins: ‘Toda a Terra está cheia da Sua glória’; e o profeta foi confortado para a obra que tinha à frente. A lembrança dessa visão o acompanhou através de toda a sua longa e árdua missão” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 751).

Pense nisto: 
Comente as semelhanças que existem entre o tempo de Isaías e o nosso. Que desafios semelhantes os obreiros de Deus enfrentam nestes dias? Por que era tão importante para Isaías ser moralmente puro antes de continuar seu trabalho?

Compare a visão que deu confiança a Isaías com a revelação que Deus deu a Jó nos capítulos 38–41 de seu livro. Que semelhanças existem entre a resposta de Isaías e a de Jó?
1  Então, respondeu Jó ao SENHOR:
2  Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
3  Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.
4  Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
5  Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
6  Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:1-6.)

Em nenhuma dessas revelações Deus deu as respostas. O que Ele ofereceu, em lugar disso, e por que você acha que Ele fez assim?

II. Roupas que duram

6
  Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra embaixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada.
7  Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis por causa das suas injúrias.
8  Porque a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como à lã; mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação, para todas as gerações.   Isaías 51:6-8

3  e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.
10  Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias.  Is 61:3, 10.)

Isaías era um talentoso poeta cuja consagração à obra de Deus e sua capacitação para a missão, por meio do Espírito Santo, eram evidentes, mesmo em seus primeiros escritos. No entanto, a maturidade e a visão profética resultantes de seus longos anos de ministério estão refletidos nos seus últimos capítulos, e “
constituem uma obra-prima que supera em profundidade de pensamento e majestade de expressão” (The SDA Bible Commentary, v. 4, p. 85).

Isaías compara o poder do braço de Deus – revestido para livrar e armado de força – com a transitoriedade da Terra. Em farrapos desgastados, a Terra oscila sobre seu eixo. Os ímpios têm o poder devorado como por traças e vermes nas roupas de lã. Mas, quando nos voltamos a Deus, recebemos coroas de beleza e roupas de eterna salvação e louvor. Por causa da protetora capa da salvação de Deus, vamos nos parecer como um noivo, vestido com a glória de um sacerdote ou de uma noiva coberta de joias magníficas.

Em contrapartida, Isaías apresenta o Messias, sem nada em Sua aparência que seja belo ou majestoso. Ao contrário, Seu corpo está desfigurado e marcado, espancado e sangrando por nossos pecados. Ele está vestido com nossas mazelas e nossos trapos sujos de pecados, levando a punição que merecemos, para que possamos usar as vestes magníficas que Ele merece
 
14  Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava mui desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência, mais do que a dos outros filhos dos homens),
15  assim causará admiração às nações, e os reis fecharão a sua boca por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que não ouviram entenderão.
1 Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?
2  Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
3  Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7  Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
8  Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
9  Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
10  Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos.
11  Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si.
12  Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.   (Is 52:14–53:12).

Pense nisto: 
Como as metáforas e comparações de Isaías nos ajudam a compreender melhor o que a salvação de Deus faz por nós? Como esses termos nos ajudam a entender melhor a humilhação de Cristo e que significa ter o que pertence a Cristo, em lugar daquilo que merecemos?

Aplicação
Entenda como as experiências e descrições metafóricas de Isaías podem transformar sua compreensão de como Deus está atuando em sua vida.

Aplicação à vida diária

1. Como você amadureceu na experiência cristã? Como seus talentos desenvolveram profundidade de expressão, especialmente na compreensão de Deus? Ou essa é uma experiência só para os profetas de Deus? Por que não? Como você está usando os dons que Deus lhe deu para testemunhar para a comunidade e as nações ao seu redor?
2. Isaías recebeu uma visão que confirmou seu chamado e lhe deu forças para levar avante sua missão, apesar do quadro desanimador do trabalho de sua vida. Como vamos encontrar essa certeza para o chamado de nossa vida? Você tem exemplos semelhantes que pode mencionar para a classe em que Deus lhe deu afirmação e coragem para trabalhar para Ele?
3. Isaías foi purificado com uma brasa do altar antes que o chamado lhe fosse repetido para trabalhar com um povo obstinado. E hoje, estamos preparados para nossa vocação?
4. Imagine-se vestido com o manto glorioso e eterno da salvação de Deus, em pé diante do trono, louvando-O por tudo o que Ele fez por você. Por que essas vestes são algo que você pode vestir agora? Como é possível estar agora diante de Seu trono, brilhando com a alegria da libertação?

Criatividade
Ofereça estas atividades criativas como oportunidades para colocar em prática o que sua classe aprendeu nesta semana.

1. Represente visualmente o contraste entre a desfiguração de Cristo no Jardim do Getsêmani e na cruz com um casal no esplendor do dia de seu casamento.
2. Comemore a força de que está revestido o braço libertador de Deus. Crie uma escultura do Seu braço, estando você na palma da mão.

Memorize o hino “Vejo o Calvário,” Nº. 61 do Hinário Adventista do Sétimo Dia, e cante-o em seus períodos de devoção, meditando sobre o que Cristo tomou sobre Si embora nós o merecêssemos, para que pudéssemos ter o que Ele merece.

Divida a classe em dois grupos e recitem juntos a leitura responsiva n º 46: “Salvação Pela Graça”, do Hinário Adventista. Desafie a classe a compartilhar na próxima semana essa mensagem com alguém que eles conhecem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário