terça-feira, 17 de maio de 2011

Vestes de esplendor

Quarta                                       




Ao ler o Antigo Testamento, a tendência é sempre ficar preso a todas as advertências de destruição iminente. Os críticos da Bíblia amam apontar essas coisas e declaram: “Quem desejaria adorar ou amar um Deus assim?” No entanto, isso é leitura seletiva. Repetidas vezes, em meio a advertências, o Senhor oferece uma saída para escapar da destruição. Sim, rebelião e desobediência trazem os frutos da destruição. Mas o Senhor sempre apela ao Seu povo, dizendo que isso não precisa acontecer, porque ao nosso dispor estão salvação, justiça e segurança. Só precisamos suplicá-las em nome do Senhor.

5. Qual é a mensagem de Isaías 52? Que esperança é oferecida? Qual é o significado dessas “roupas de esplendor” (v. 1, NIV) que as pessoas são instruí­das a vestir?

1  Desperta, desperta, reveste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupagens formosas, ó Jerusalém, cidade santa; porque não mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo.
2  Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.
3  Porque assim diz o SENHOR: Por nada fostes vendidos; e sem dinheiro sereis resgatados.
4  Porque assim diz o SENHOR Deus: O meu povo no princípio desceu ao Egito, para nele habitar, e a Assíria sem razão o oprimiu.
5  Agora, que farei eu aqui, diz o SENHOR, visto ter sido o meu povo levado sem preço? Os seus tiranos sobre ele dão uivos, diz o SENHOR; e o meu nome é blasfemado incessantemente todo o dia.
6  Por isso, o meu povo saberá o meu nome; portanto, naquele dia, saberá que sou eu quem fala: Eis-me aqui.
7  Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
8  Eis o grito dos teus atalaias! Eles erguem a voz, juntamente exultam; porque com seus próprios olhos distintamente vêem o retorno do SENHOR a Sião.
9  Rompei em júbilo, exultai à uma, ó ruínas de Jerusalém; porque o SENHOR consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.
10  O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.
11  Retirai-vos, retirai-vos, saí de lá, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, vós que levais os utensílios do SENHOR.
12  Porquanto não saireis apressadamente, nem vos ireis fugindo; porque o SENHOR irá adiante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.
13 Eis que o meu Servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime.
14  Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava mui desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência, mais do que a dos outros filhos dos homens),
15  assim causará admiração às nações, e os reis fecharão a sua boca por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que não ouviram entenderão. Isaías 52

Novamente, temos o Senhor chamando Seu povo de volta ao arrependimento, obediência e salvação. As “roupas de esplendor” são as vestes de justiça, a cobertura concedida a todos os que se renderam ao Senhor e que vivem pela fé e obediência aos Seus mandamentos. Isso nunca foi complicado: desde o Éden, tudo o que Deus pede de Seu povo é que viva pela fé, em obediência a Ele.

O que é fascinante sobre Isaías 52 é como ele termina e o que vem a seguir. Não é coincidência que, logo depois de chamar o povo a colocar as “roupas de esplendor”, Isaías entra na maior descrição profética do Antigo Testamento sobre a morte substitutiva de Jesus, o próprio ato que tornou as “roupas de esplendor” disponíveis para todos os que as procuram. Somente através da vida e morte de Cristo, e tudo o que isso envolve, a humanidade poderia ser salva da ruína que o pecado trouxe.

É igualmente interessante que, em Isaías 52:3, é mencionado o dom da salvação como algo que não podemos ganhar ou comprar. “Porque assim diz o Senhor: Por nada fostes vendidos; e sem dinheiro sereis resgatados”. Como isso é verdade! Vendemos nossa vida por nada, pelas coisas deste mundo que será desfeito como um vestido. E isso criou um dilema para nós, porque é uma situação na qual não podemos comprar nossa porta de saída, nem construir nosso caminho. Somente pela graça de Deus devemos ser salvos, uma graça revelada através do incrível sacrifício feito por nós na cruz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário