terça-feira, 21 de junho de 2011

Despir e vestir

Terça                                        



4. Leia Colossenses 3:1-10. Perceba que no verso 10, o verbo vestir é derivado da mesma forma verbal, “estar vestido”, que estudamos anteriormente. Com isso em mente, como compreender a mensagem do texto?

1  Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2  Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3  porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
4  Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
5  Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6  por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7  Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
8  Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
9  Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10  e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;  Col 3:1-10

Eruditos veem nesses versos, assim como em alguns outros que já analisamos, referências à ideia do batismo. (Onde nos textos você vê sinais disso?) Em termos inequívocos, novamente nos é mostrada a idea de renovação, regeneração, de algo feito melhor do que era antes. Também aqui, Paulo é muito claro em ligar o que experimentamos em Cristo agora com o que experimentaremos quando Ele voltar. Na verdade, nossa maneira de reagir à primeira vinda de Cristo decidirá o que nos acontecerá na Sua segunda vinda.

5. Leia Efésios 4:22-24 (sim, o verbo grego no verso 24 é vestir). Qual é o ponto que Paulo está abordando aqui?

22  no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,
23  e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,
24  e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:22-24

Note o contraste entre o “velho homem” e o “novo homem”. Em princípio, o “velho homem”, o antigo “eu”, morre (simbolizado pelo batismo) e um “novo homem”, uma nova criatura em Cristo surge. Aqui, a ideia de estar “revestido” de Cristo ou do “novo homem” emerge no contexto do comportamento cristão. Leia os versos anteriores e posteriores. Estamos tratando da transformação do caráter, das ações, do ser moral inteiro de uma pessoa. Esse motivo ou ideia é recorrente. Como cristãos batizados, somos novas pessoas no Senhor. Estar revestido de Cristo não é uma metáfora para justificação apenas, para a justiça de Cristo cobrindo nossos pecados e nos dando uma nova posição diante de Deus. Estar revestido de Cristo significa igualmente ser uma nova pessoa, ou seja, ser “criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (v. 24).

Dê uma olhada nos versos de hoje, notando os mandamentos específicos sobre comportamento. Em quais áreas você necessita mudar? Se você está enfrentando lutas, por que não buscar alguém digno de confiança e pedir ajuda para viver melhor os princípios das Escrituras? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário