terça-feira, 14 de junho de 2011

“Repartiram entre si as Minhas vestes”

Quinta  




É difícil imaginar a humilhação que Jesus suportou. Depois da cerimônia de zombaria feita pelos soldados, Ele foi levado para a cruz e, ali, foi despido dos últimos vestígios de Suas posses terrestres, as roupas tiradas de Suas costas. Açoitado, rejeitado, humilhado, zombado e, agora, despido e crucificado, Jesus estava, na verdade, bebendo o cálice amargo que, “desde a fundação do mundo” (Ap 13:8), Lhe estava reservado.

7. Leia João 19: 23, 24 (ver também Mt 27:35). Que significado profético a Bíblia apresenta para o que aconteceu ali, e por que isso é importante?
23  Os soldados, pois, quando crucificaram Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e pegaram também a túnica. A túnica, porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo.
24  Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá—para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados. João 19: 23, 24


Perceba que ali ocorria o maior episódio em toda a história cósmica, diante dos soldados preocupados com algo tão mesquinho como dividir entre si as roupas de uma vítima!

Todavia, a ação deles não era tão trivial, porque a Bíblia mostra que os soldados estavam cumprindo uma profecia. João liga o episódio diretamente ao Salmo 22:18 (Mateus também o faz), dizendo que tudo aconteceu “
para se cumprir a Escritura”, dando assim mais evidência para nossa fé.

Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes. Salmo 22:18

Pense no que isso poderia ter significado para Jesus. Com o peso dos pecados de todo o mundo caindo sobre Ele, a separação do Pai O esmagando, Jesus viu os soldados dividindo Suas roupas e lançando sortes sobre a túnica, em cumprimento da profecia. Isso facilmente Lhe poderia ter dado coragem extra para suportar o que estava enfrentando na cruz. As ações dos soldados eram mais evidências de que, independentemente de quão terrível fosse a provação, quão terrível o sofrimento, a profecia estava sendo cumprida, Seu ministério terrestre estava se aproximando do grande clímax, e a provisão para salvação de todo o ser humano que a pedisse pela fé devia ser feita. Assim, Jesus devia suportar tudo, e Ele o fez.

Que profecias bíblicas você acha que ajudam mais a confirmar sua fé, especialmente em tempos de necessidade, quando ela é provada pelo sofrimento?  

Sexta                                                  Estudo adicional


Leia de Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 59-63: “O toque da fé”; O Desejado de Todas as Nações, p. 342, 343: “O toque da fé”, p. 728-731: “Na sala de julgamento de Pilatos”, e p. 746: “Calvário”.

Os inimigos de Jesus aguardavam Sua morte com impaciente esperança. Esse acontecimento, imaginavam, apagaria para sempre os rumores de Seu divino poder e as maravilhas de Seus milagres. Lisonjeavam-se de que não mais teriam de tremer por causa de Sua influência. Os insensíveis soldados, que haviam pregado o corpo de Jesus na cruz, dividiram entre si Suas vestes, contendendo sobre uma peça, que era uma túnica sem costura. Finalmente, decidiram o assunto lançando sortes. A pena da inspiração descreveu a cena, com pormenores, centenas de anos antes:Pois Me rodearam cães: o ajuntamento de malfeitores Me cercou, traspassaram-Me as mãos e os pés. ... Repartem entre si os Meus vestidos, e lançam sortes sobre a Minha túnica’(Sl 22:16 e 18; Ellen.White, Históriada Redenção, p. 223, 224).

Perguntas para reflexão:
1. Na classe, comente sobre profecias bíblicas que cada pessoa achar especialmente animadoras. Como essas profecias nos revelam o fato de que Deus verdadeiramente nos tem dado boas razões para crer?
2. Faça uma revisão dos últimos dias da vida de Cristo e a incrível humilhação, autonegação e sofrimento que Ele teve que suportar. Que lições podemos extrair dessa experiência? Como podemos aprender a morrer para o “eu”, da maneira que Jesus nos revelou?
3. Pense sobre a total ignorância dos soldados que zombaram de Jesus, com o manto escarlate e a coroa de espinhos. Ou naqueles que dividiram Suas roupas, totalmente alheios ao que estava realmente acontecendo. Acaso, a ignorância sobre o que estavam fazendo desculpa as ações deles?






Nenhum comentário:

Postar um comentário