terça-feira, 21 de junho de 2011

Revestidos de Cristo (estudo nº 13)





Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne (Rm 13:14, NVI).

Leitura para o estudo desta semana: Gl 3:26-29; Rm 6:1-6; Cl 3:1-10; Ef 4:22-24; 1Co 15:49-55; 2Co 5:1-4

Acaso, você já quebrou um ovo e o observou a resultante massa líquida disforme? Uma coisa que você nunca viu foi a massa se recompor e voltar a ser um ovo. A realidade não funciona dessa maneira. Uma lei fundamental do nosso mundo natural, pelo menos o nosso mundo caído, é que os objetos tendem à decadência e à desordem. O que fazem as coisas deixadas por si mesmas: Aumentam em energia, ordem e estrutura, ou decrescem, decaem e avançam para a desordem? A resposta é óbvia. Vemos isso ao nosso redor e mesmo em nós mesmos (nosso corpo envelhecido).

Um pouco de ciência pode explicar esse fenômeno, e você não precisa ser PhD em Física para observá-lo. Citando um texto de uma lição anterior, “
e a Terra envelhecerá como um vestido” (Is 51:6). Em meio a tudo isso, temos o evangelho, o plano da salvação, cuja essência é restauração, ou seja, tomar o que está velho, quebrado e decaído, e fazê-lo novo. Nesta última semana do trimestre, focalizaremos algumas imagens de roupas especiais, mencionadas nas Escrituras, que nos revelam promessas de renovação e restauração. 

 Domingo                                 Herdeiros conforme a promessa

Uma das grandes lutas da igreja cristã, desde seus primórdios, uma luta que estava no coração da Reforma protestante (e que de algum modo continua hoje, mesmo em nossa igreja), trata da questão do evangelho, salvação, ou sobre a maneira pela qual somos salvos. Na igreja da Galácia, Paulo teve que tratar essa questão de maneira franca e direta, porque uma teologia falsa tinha penetrado na comunidade e ameaçado a integridade do próprio evangelho.

1. Qual é o principal ponto apresentado em Gálatas 3:26-29? (Note que a palavra grega traduzida como “revestistes” significa “estar vestido”).

26  Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;
27  porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
28  Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
29  E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.  Gálatas 3:26-29

No verso 27, Paulo diz que todos aqueles que foram batizados “de Cristo [se revestiram”]. Embora todos fossem pecadores, seu pecado tinha sido afastado, os velhos trapos descartados e eles agora estão “revestidos”, cobertos pela justiça de Jesus. Sua vida, perfeição e Seu caráter, podem ser reclamados como sendo deles mesmos. Todas as promessas da aliança se cumpriram em Jesus. Agora, revestidos de Cristo, eles podem reivindicar essas promessas como deles mesmos. São herdeiros da promessa, feita primeiramente a Abraão (Gn 12:2, 3), não por causa de status, gênero ou nacionalidade, mas apenas por meio da fé em Cristo.

de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gn 12:2, 3)

2. Leia Romanos 6:1-6. Nesse texto, o que nos ajuda a compreender o significado de estar “revestido de Cristo”?

1  Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?
2  De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?
3  Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
4  Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
5  Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,
6  sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;   Romanos 6:1-6

Estar revestido de Cristo é mais que uma reputação legal diante de Deus. Os cristãos são unidos com Cristo; são entregues a Ele; e, através dEle, estão sendo renovados, rejuvenescidos e restaurados. Cristãos que se recusam a mudar seus antigos caminhos, hábitos e estilo de vida, necessitam olhar no espelho, para ver do que estão realmente revestidos.

O que você está vestindo? O que você veste em público é diferente do que usa quando ninguém está (ou você pensa que não está) olhando? O que sua resposta diz sobre você? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário