terça-feira, 21 de junho de 2011

Revestidos de Cristo (resumo do estudo nº 13)




mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. Romanos 13:14

Saber: O que significa estar “revestido de Cristo” no que se refere à nossa condição legal diante de Deus, nossa vida espiritual diária e nosso futuro estado corporal.
Sentir: Desejar estar revestido de Cristo como necessidade diária, morrer nEle, viver Sua vida e ser transformado à Sua semelhança.
Fazer: Assumir o corpo de Cristo, tendo a mente e o comportamento transformados à semelhança de Deus.

Esboço

I. Transformados legal, moral e fisicamente

A. Como o fato de sermos “revestidos de Cristo” nos transforma prontamente, e ao longo do tempo?
B. Quando Cristo transforma nosso corpo mortal em imortal?
C. Quais são as relações entre as metáforas do batismo, morrer e ser ressuscitado em Cristo e ser revestido de Cristo?

II. O desejo de ser revestido

A. Como nosso desejo de ser revestidos de “nossa habitação celestial” (2Co 5:2), é atendido pelas provisões de Cristo, tanto agora como quando Ele voltar?

III. À semelhança de Deus

A. Que devemos fazer para nos revestir do corpo de Cristo?
B. Que mudanças de comportamento serão aparentes em nossa vida se vivermos Sua vida e não a nossa?

Resumo: Ser revestidos de Cristo significa não apenas que Deus passa a nos considerar justificados e justos, mas que, ao diariamente vivermos a vida de Cristo, em vez da nossa, somos diariamente refeitos à semelhança divina. Finalmente, quando Jesus voltar, assumiremos o novo corpo glorioso e imortal que Ele dará aos Seus remidos.

Motivação
O relacionamento com Deus não se trata de mera informação. Deve ser uma transformação, uma experiência contínua na vida do cristão. A vida do cristão só será completa quando o cristão for totalmente transformado na segunda vinda.

Esteja preparado para sugerir, mostrar e partilhar alguns dos exemplos de imagens e histórias de transformação de sua cultura. Considere especialmente histórias de notícias atuais com que os membros da classe estejam familiarizados e sejam capazes de reconhecer. Possíveis exemplos incluem:
• Histórias e contos de fadas, A lenda de “Cinderela”, histórias de renascimento na mitologia de muitas culturas, imagens de “antes e depois” usadas em publicidade.
• Programas de TV ou “reality-shows”, gincanas, programas que “mudam a vida” de pessoas; dramas de TV ou filmes que repitam as fórmulas dos contos de fadas.
• Histórias de sucesso “instantâneo” de “heróis” da mídia ou dos esportes e de estrelas de entretenimento, pessoas que se tornam heroínas por um instante quando vencem um jogo para sua equipe de esportes.

Pergunte aos alunos o que essas histórias têm em comum e por que acham que somos atraídos por histórias de transformação.

Atividade de abertura:
Comente as imagens, símbolos e histórias de transformação em sua cultura. Podem ser mitos ou contos de fadas, programas de TV ou até mesmo a forma de serem criados os “heróis” em nossa sociedade, por vezes no contexto de um momento lendário dos esportes ou de entretenimentos. Comente por que tantos de nós somos atraídos para as histórias de transformação, seja em nossas histórias tradicionais, seja nos eventos atuais, no entretenimento ou nos esportes.

Comente: Qual é a importância de uma boa história de transformação, e por quê? Se lhe fosse oferecida a oportunidade de transformar a vida em uma das formas discutidas acima, qual você escolheria?

Compreensão
A seguinte pesquisa da Bíblia examina três aspectos da transformação como resultado fundamental da experiência da salvação.

Comentário Bíblico


I. Uma escolha subversiva – uma vida nova

1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?
2  De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?
3  Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
4  Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
5  Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,
6  sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;  Rm 6:1-6.)

Em A Peculiar People (Um Povo Peculiar), Rodney Clapp menciona a descrição de Paulo sobre o começo de uma vida nova (2Co 5:17) e descreve o batismo como um ato de desobediência civil. A família, a nação, o mercado, a entidade patronal, a universidade, o anunciante, a agência, o formador de opinião “não são mais a principal fonte de identidade, apoio e crescimento” para o novo cristão. Dessa forma, afirma Clapp, o batismo “é profundamente subversivo. Cada vez que a Igreja leva o batismo a sério, em seu significado mais profundo, a sociedade envolvida não pode deixar de vê-lo ao menos como uma potencial ameaça política” (p. 100).

Clapp não se refere à política no sentido de uma campanha eleitoral ou um debate na mídia. Em vez disso, ele está destacando o real sentido em que o fato de declarar que “Jesus é o Senhor” também deve ser uma declaração poderosa de que tudo mais e todos os demais não são. A decisão de receber o batismo significa aceitar a cidadania em um reino diferente e um tipo diferente de vida.

Viver na contramão da sociedade dominante, de forma criativa e com graça, não é necessariamente fácil. Mas esse é o chamado de Deus, respondido no momento de nosso batismo e renovado a cada batismo a que assistimos: “Portanto, fomos sepultados com Ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (Rm 6:4, NVI).

Pense nisto: O que você acha desse ponto de vista sobre o batismo? Qual é a importância do batismo para ser transformado em Cristo?

II. Vida transformada

1
 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.
2  De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
3  Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,
4  visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.
5  É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.
6  Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço.
7  Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.
8  A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
9  Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
10  O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
11  E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
12  Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.
13  Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;
14  mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.  Romanos 13

Em seu breve romance Life After God (Vida Segundo Deus), Douglas Coupland faz um de seus personagens refletir sobre a verdadeira necessidade que todos temos de ser transformados: “
Meu segredo é que preciso de Deus, que estou doente e não posso mais viver sozinho. Preciso de Deus para me ajudar a dar, porque já não me sinto capaz de dar, para me ajudar a ser bom, porque já não me sinto capaz de ser bom, ajudar-me a amar, porque não me sinto capaz de amar” (p. 359).

Viver com Deus deve fazer diferença em nossa vida, nossas prioridades e ações, e precisamos que Ele faça a diferença em nossa vida. Paulo expõe assim: “
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente” (Rm 12:2, NVI). Ele amplia esse pensamento em Romanos 12 e 13.

Com muita frequência, a evangelização tem se concentrado apenas em levar as pessoas ao ponto da decisão e do batismo. Mas Jesus nos instruiu que temos de fazer discípulos (cf. Mt 28:20 -
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século). O discipulado e a transformação espiritual devem ser partes permanentes de nossa experiência de fé. As práticas espirituais se tornam parte de nossa vida em contínuo crescimento e transformação em Cristo.

Pense nisto: Em que aspectos da sua vida você sente particularmente necessidade de Deus, e por quê? Quais são algumas das práticas espirituais que podem ajudar essa contínua transformação espiritual?

III. A transformação final

49
  E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.
50  Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
52  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53  Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
54  E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
55  Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 1Coríntios 15:49-55

Jesus nos salva no momento em que aceitamos o que Ele fez por nós ao morrer. Não temos que alcançar determinado nível de comportamento para receber esse dom (Tome como exemplo a história do ladrão na cruz, em Lc 23:40-43). Mas Deus não nos deixa onde nos encontra. Ele promete que seremos mudados – transformados – e que, finalmente, teremos uma espécie completamente nova e eterna de vida, quando Ele voltar.

Paulo baseia sua exaltação sobre essa completa transformação na certeza da ressurreição de Cristo. Se Jesus ressuscitou para um novo tipo de vida – e isso aconteceu – Paulo nos exorta a ser assim, também. Olhando para o futuro, Paulo antecipava o tempo em que todos nós vamos compartilhar essa mesma novidade de vida completa e eternamente: “
Todos nós vamos ser transformados, num instante, num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta” (1Co 15:51, 52, NTLH).

Pense nisto: 
Como podemos ter a certeza da salvação hoje? Como a promessa de Deus nos transformar “num abrir e fechar de olhos” na segunda vinda pode mudar sua atitude perante a vida?

Aplicação
A experiência de transformação não é uma coisa espiritual, apenas, está ligada a ocasiões, eventos, decisões e práticas específicas em nossa vida. Entre outros, o batismo é um marco significativo. A lembrança daquele tempo em nossa vida é importante para reafirmar nossos compromissos e reorientá-los para a necessidade de transformação contínua. Igualmente, quando partilhamos essas histórias com outros, a fé pode ser reafirmada. Convide os alunos a contar suas histórias, mas de forma que seja sensível aos membros da classe que ainda não são batizados.

Atividade: Lembre-se de seu batismo: Qual foi a experiência que o levou a essa decisão? Onde e quando você foi batizado? Quais foram as circunstâncias em que você foi batizado? Como sua experiência cristã cresceu e continuou a ser transformada, desde essa data? Compartilhe essa história com outros membros da classe, até mesmo mostrando fotos do evento, se houver. Quando o maior número possível dos membros da classe tiverem contado suas histórias, ore com eles, confirmando essas decisões e compromissos assumidos em outras ocasiões em sua vida.

Perguntas para consideração
1. Como você explicaria a um amigo não cristão a “transformação”, como foi comentada no estudo desta semana?
2. Como você mede seu próprio crescimento espiritual?
3. Quando pensamos em nossa transformação final na segunda vinda de Cristo, podemos concluir que, por não podermos atingir a perfeição até aquele tempo, não vale a pena fazer muito esforço em assuntos espirituais? Por que não? Como podemos equilibrar os esforços para viver fielmente com o reconhecimento de nossas atuais limitações humanas?
4. Como a metáfora do vestuário, como em “nos revestir de Cristo”, é útil para compreender a transformação em Cristo? Em que aspectos essa metáfora é inadequada ou incompleta?
5. Que significa sermos agentes de transformação em nossa comunidade?

Criatividade
A transformação é algo que experimentamos em pequenas coisas todos os dias, algo que podemos partilhar com os outros, mas que são apenas vislumbres da transformação que Deus nos oferece. Devemos procurar maneiras de reconhecer esse tipo de transformação em nossa vida diária e buscar formas de partilhá-las intencionalmente com os outros em nossa comunidade.

Sugestões para atividades individuais
Tente descrever a um amigo, verbalmente ou por escrito, os sentimentos que você experimenta em uma ou mais das seguintes situações:

1. Após um dia de trabalho, ao tomar banho e vestir roupas limpas: Como descrever o sentimento de estar renovado e refrigerado?
2. Quando você nota que a primavera começa a mudar o ambiente natural: Que significa ver o mundo ao nosso redor se transformando dessa maneira?
3. Ao observar as crianças crescerem: Como esse crescimento se assemelha ao crescimento espiritual?

Sugestões para atividades em grupo ou equipe:
Faça arranjos para uma “noite de transformação” para os membros de sua igreja ou a comunidade. Convide pessoas-chave a participarem do programa e convide pessoas relevantes para lhes dar uma “renovação” ou uma noite para ser “mimados”. Possíveis atividades podem incluir exames de saúde ou tratamentos adequados, dicas de moda, cabeleireiros grátis e outros tratamentos de beleza apropriados, proporcionando uma refeição saudável ou ensinando aos participantes uma nova habilidade. Ofereça esses serviços como um presente e encerre o programa com uma breve apresentação sobre o tema devocional da “transformação”, explorada neste estudo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário