segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A chave para entender a carta aos Gálatas




Todos pecaram

16  E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16-17

a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4

4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
5  Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. IJoão 3:4-5

10  Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.
11  Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.
12  Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:10-12

porque todos pecaram e necessitam da glória de Deus, (Rom 3:23)

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rom 6:23

visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. Rom 3:20

A Lei provoca ira; mas onde não há lei, não há transgressão. Rom 4:15

8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.
10  Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. I João 1:8-10

5  De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
10  Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!
14 Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação! Salmo 51:5, 10 e 14

1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;
2  e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.
3 Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.
4  Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
5 Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele:
6  aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. IJoão 2:1-6

Perante a lei de Deus, todos são pecadores e merecem o salário do pecado, que é a morte eterna. Na cruz, essa condenação imposta pela lei foi cancelada para os que aceitam a Cristo

Textos “negativos” sobre a lei = condenação da lei

10  Pois todos quantos são das obras da lei, estão sob a maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da Lei para fazê-las.
13  Cristo nos remiu da maldição da Lei, tornando-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que é pendurado no madeiro, (Gl 3:10, 13).

A lei de Deus, proclamada em terrível majestade no Sinai, é a declaração de condenação do pecador. A função da lei é condenar, mas não há nela nenhum poder para perdoar ou redimir [....] Ela traz [....] escravidão e morte aos que permanecem debaixo de sua condenação.” (EGW, Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 236/237)

As expressões abaixo são paralelas e se referem à condição de estar debaixo da condenação da lei:

debaixo de maldição (Gl 3:10), ou seja, a maldição da lei (Gl 3:13; veja

Se, porém, o ministério da morte, escrito, e gravado em pedras, se revestiu de tanta glória, que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés em razão da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo,
9 Se o ministério da condenação era glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça. 2Co 3:7, 9);

debaixo do pecado

A Escritura, porém, encerrou todas as coisas debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.  (Gl 3:22;

Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;
19  Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,   Rm 3:9, 19);

debaixo da lei

Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. Gl 3:23;

mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
21  Dizei-me vós, os que quereis estar debaixo da lei: não ouvis vós a lei? Gl 4:4, 5, 21;

18  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gl 5:18;

14  Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
15  E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!
16  Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Rm 6:14-16

debaixo do disciplinador

25  Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio.
26  Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus;   Gl 3:25-26

debaixo de guardiães e administradores

Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. (Gl 4:2)

debaixo dos elementos do mundo

Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo; Gl 4:3

o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai, Gl 1:4;
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo. Gl 6:14

A palavra ‘lei’, no livro de gálatas, inclui em seu alcance a lei moral e a lei cerimonial” Comentário Adventista (Vol 6, pág 934

A lei em gálatas é a moral e a cerimonial, mas principalmente a moral” (EGW, Mensagens Escolhidas, Vol. 1, págs. 233/234.

Textos positivos sobre a lei = obediência à lei

O sacrifício de Jesus forneceu poder adicional para que a lei de Deus fosse obedecida. Não ocorreu mudança alguma no conteúdo da lei.

O cristão cumpre toda a lei

13 Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade: porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas num espírito de amor sede servos uns dos outros.
14  Pois toda a Lei se resume em um só preceito, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gl 5:13, 14;

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
9  Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
10  O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. Rm 13:8-10

Vive em harmonia com a lei

22  Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23  Contra essas coisas não há lei. Gl 5:22, 23

Cumpre a lei de Cristo

Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gl 6:2).

A fé não anula, mas confirma a lei

Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei Rm 3:31
De modo que a Lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom. Rom 7:12

Cristo morreu para tornar possível a obediência à lei

para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Rm 8:4).

Deus escreve em nosso coração Sua lei

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo Hb 8:10

Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, Hb 10:16

A lei revela a vontade de Deus

Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Rm 13:9

Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 1Co 10:14

Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.
2  Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa,
3  para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Ef 6:1-3

Resumo:
Na cruz, Cristo nos libertou da condenação da lei, e não da obediência a ela.

 “Uma vaga percepção do fato de que nem tudo vai bem com o homem não o impelirá ao Salvador. Somente quando compreende que seus pecados são transgressões da lei dAquele que também é o seu Juiz (Jr 11:20) e cuja santidade não pode tolerar um único pecado sequer (Hc 1:13), é que ele, ao ser esse conhecimento aplicado ao seu coração pelo Espírito Santo (Jo 16:8), clamará por livramento. E era exatamente isso o que Deus esperava que acontecesse” Pr. Dr. Wilson Paroschi

12  Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.
13  Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.
14  Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?
15  Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,
16  e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
17  Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
18  Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.
19  Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.
20  Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?
21  Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?
22  Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,
23  e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.
24  Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.
25  De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
26  Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:12-26

4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
5  Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado.
6  Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.
7  Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.
8  Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
9  Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
10  Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. IJoão 3:4-10

14  Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.
15  Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.
16  Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.
17  Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?
18  Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.
20  pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
21  Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus;
22  e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.
23  Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.
24  E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.  IJoão 3:14-24

5  Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele:
6  aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
9  Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas.
10  Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.
11  Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.
15  Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
16  porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. IJoão 2:5-16

1 Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados.
2  Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.
3  Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4  Contra ti eu pequei—somente contra ti—e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.
5  De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
6  O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.
7  Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
8  Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.
9  Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades.
10  Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!
11  Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito.
12  Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.
13  Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti.
14 Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação!
15  Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!
16  Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti.
17  Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido. Salmo 51

Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Mateus 5:19 

Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:17 

Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Marcos 10:19 

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. João 14:15 

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. João 14:21 

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. João 15:10 

aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, Efésios 2:15 

e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade. Tito 1:14 

Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. 1 João 2:3 

Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. 1 João 5:2 

Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, 1 João 5:3 

E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor. 2 João 1:6 

Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Apocalipse 12:17 

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12 

11  Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
12  E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
14  Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
15  Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
17  O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
18  Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;
19  e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.
20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!
21  A graça do Senhor Jesus seja com todos. Apocalipse 22:11-21





Nenhum comentário:

Postar um comentário