quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dons espirituais para evangelizar e testemunhar (resumo do estudo nº 03)





11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
12  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Efésios 4:11, 12

Conhecer: Os dons espirituais e saber como se encaixam com o trabalho da igreja.
Sentir: A importância dos seus dons espirituais para a igreja, bem como a dependência do Espírito Santo para a expressão desses dons no trabalho da igreja.
Fazer: Compartilhar seus dons generosamente para a edificação do corpo de Cristo.

Esboço

I. Identificando nossos dons
A. Como os seminários sobre dons espirituais, experiências anteriores no ministério e solicitações dos nossos serviços, da parte da igreja, nos ajudam a identificar a natureza de nossos dons para o ministério?
B. Como os ministérios espirituais individuais se encaixam no trabalho corporativo da igreja na salvação das pessoas?

II. Capacitados para ajudar
A. Por que o Espírito Santo concede dons?
B. De que forma o trabalho da igreja depende dos dons que o Espírito Santo nos concede para usar no ministério?

III. Compartilhando generosamente
A. Nosso ministério mudaria se fôssemos mais generosos no uso dos dons espirituais.
B. Que passos precisamos dar a fim de identificar nossos dons e integrá-los na missão da igreja?

Resumo: 
O Espírito Santo nos concedeu dons espirituais para usar em nosso testemunho individual e nos ministérios corporativos da igreja. Ele nos chama a ser generosos em compartilhar esses dons.

Motivação
Por meio dos dons espirituais concedidos pelo Espírito Santo à igreja, o cristão é habilitado a atuar ao lado de outros cristãos na grande obra de espalhar o evangelho.

Use a meditação seguinte acerca dos dons para ajudar os alunos a apreciar o fato de que os dons espirituais são uma dádiva direta do Espírito Santo para o corpo de Cristo, concedida a fim de capacitar a igreja em seu trabalho de evangelizar e testemunhar.

Viajando do Oriente, os magos foram levando presentes reais para o recém-nascido Príncipe da Paz. Ouro. Incenso. Mirra. Presentes reais de nobres sábios (Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Mt 2:11).

Ao longo de 2.000 anos, essa história tem se repetido na vida de cada cristão, quando, pela graça, mediante a fé, ele renasce no divino "
sacerdócio real" (1Pe 2:9). Chamados das trevas da incredulidade, esses reis-sacerdotes agora ministram para o Sumo Sacerdote e Deus soberano, contra o qual uma vez se rebelaram. Como na história original, existem reis que fazem uma jornada – três reis que levam presentes em honra a uma vida recém-nascida. Mas, dessa vez, as dádivas são tão celestiais e eternas quanto os reis que as levam – dádivas de misericórdia, cura, ensino, profecia e liderança.

O valor do ouro oscila. Com o tempo, incenso e mirra perdem a vitalidade. Mas os dons espirituais dos três sábios e eternos reis do Céu jamais perdem o valor. Dádivas reais de Reis majestosos, dadas para habilitar o sacerdócio real de todos os crentes a salvar pessoas.

Pense nisto: 
O que significa pertencer ao "sacerdócio real" dos cristãos? De que forma isso deve influenciar nossa maneira de viver? Como você se sente, sabendo que o Pai e o Filho, por intermédio da pessoa do Espírito Santo, vêm a nós ao nascermos de novo (assim como os sábios do Oriente foram a Jesus quando Ele nasceu) para conceder a nós as riquezas do Céu? Como essa atitude deve influenciar reverência a Deus e gratidão por Seus dons espirituais?

Compreensão
Nesta seção estudaremos exemplos e instruções dos primeiros cristãos para que os membros da igreja usem seus dons espirituais para compartilhar as boas-novas sobre Jesus.

Comentário Bíblico


I. Permitindo o derramamento da generosidade divina

10  Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
11  Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! 1Pe 4:10-11

A Bíblia diz que o Espírito Santo concedeu a cada um de nós dons espirituais, os quais devem ser usados no serviço de Deus, para pregar o evangelho e para servir ao mundo. Pedro nos exorta a "
servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus" (1Pe 4:10, NVI). Esse verso é um chamado para a administração dos nossos dons, habilidades e oportunidades. Esse chamado significa que devemos identificar nossos dons, desenvolvê-los e usá-los da maneira mais adequada para a obra de Deus. Mas devemos lembrar que esse trabalho é para a glória de Deus, porque Sua obra e generosidade fluem por meio de nós.

Pense nisto: 1.
O que significa "administrar" os dons que Deus nos dá? 2. Como o conceito de mordomia é útil para compreendermos como devemos usar os dons de Deus?

II. Enviados pelo Espírito Santo

1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.
2  E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3  Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.
4 Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
5  Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar. Atos 13:1-5.)

O relato de Atos 13 identifica especificamente o papel do Espírito Santo, ao comissionar Paulo e Barnabé como alguns dos primeiros missionários internacionais. Os líderes da igreja estavam orando e jejuando quando ouviram a orientação do Espírito Santo, e embora tenham sido esses homens que impuseram as mãos sobre Paulo e Barnabé, o verso 4 diz especificamente que eles foram "
enviados pelo Espírito Santo" (NVI). Parece que esses líderes estavam tão conectados com o Espírito que suas ações eram reconhecidas como atos do Espírito.

Pense nisto: 
Como podemos manter o justo equilíbrio entre as decisões ou planejamento humanos e a direção do Espírito Santo?

III. Os membros do corpo e os dons na igreja

27  Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
28  A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
29  Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?
30  Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?
31  Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. 1Co 12:27-31

11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
12  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Ef 4:11, 12

Em vários lugares do Novo Testamento os apóstolos dão uma lista de funções ou dons presentes na igreja a fim de destacar a variedade dessas funções. Mas essas listas também retratam a unidade de propósitos em meio à diversidade de funções. Cada pessoa "
é membro desse corpo" (1Co 12:27, NVI), e a igreja funciona melhor quando desempenhamos esses diversos papéis em conjunto. Não devemos esperar uniformidade na igreja – nós não parecemos, não pensamos, não agimos da mesma forma, nem deveríamos. De fato, devemos ver as muitas diferenças como uma fonte de saúde e força dentro do corpo.

Pense nisto: 1.
Como podemos apreciar mais as diferenças entre os membros da igreja? Como podemos reconhecer isso como uma fonte de força? 2. O que significa o fato de que os versos de 1Coríntios 12 nos introduzem ao "capítulo do amor" – 1Coríntios 13?

31  Por isso se esforcem para ter os melhores dons. Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos.
1  Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino.
2  Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada.
3  Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.
4  Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.
5  Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.
6  Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.
7  Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
8  O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará.
9  Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos.
10  Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá.
11  Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança.
12  O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus.
13  Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor. 1Coríntios 12:31 e cap. 13

IV. Adorando, trabalhando e crescendo juntos


40  Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41  Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
42  E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43  Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
44  Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
45  Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
46  Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
47  louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.  At 2:40-47

1  Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.
2  Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.
Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;
4  e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
5  O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
6  Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
7  Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé. At 6:1-7

A igreja primitiva descrita em Atos focalizava a comunidade e a missão. Os membros compartilhavam a vida juntos, de maneira prática, e organizavam sua liderança para que pudessem se concentrar nas áreas relacionadas com seus talentos (At 6:1-7). Essa estrutura apoiava e transformava o recém-formado grupo de cristãos em um novo tipo de comunidade. Ela também servia como exemplo de uma nova maneira de viver pela fé em Deus. Essa comunidade serviu de base para a proclamação das boas-novas sobre Jesus, e como um lugar ao qual os novos crentes poderiam pertencer. Adorando, compartilhando e trabalhando em conjunto, esses primeiros cristãos atraíam mais fiéis, e Deus operava no meio dessa comunidade para que ela crescesse ainda mais.

Pense nisto: 
Até que ponto a descrição da igreja primitiva em Atos sugere um padrão de como a igreja deve ser hoje?

Aplicação
As instruções e exemplos bíblicos do que significa ser parte de uma igreja como um grupo de cristãos estão focalizados tanto na dedicação individual quanto nos papéis que desempenhamos como parte de um grupo maior. A comunidade é realmente algo maior do que a soma de suas partes. Juntos podemos obter mais vantagens da nossa força individual.

Perguntas de aplicação
1. Qual é a importância da variedade de dons espirituais para a vida da igreja? Por que Deus não concede os mesmos dons para todos?
2. Qual é a diferença entre dons espirituais e habilidades naturais? Embora os dons espirituais sejam concedidos no novo nascimento, por que precisamos praticá-los e cultivá-los, para que sejam aperfeiçoados?
3. Por que os dons, às vezes, parecem ser distribuídos de forma desigual? Por que é importante estar contentes quando vemos que outros parecem ser mais talentosos do que nós?
4. De que maneiras uma igreja local pode reconhecer mais, desenvolver, apoiar e usar os dons individuais dos seus membros?

Criatividade
Estas atividades se destinam a relacionar os dons espirituais específicos dos membros da classe com ideias e oportunidades para o evangelismo.

Sugestões para atividades individuais: 
Peça que os alunos passem um tempo refletindo individualmente em suas habilidades, nas coisas que gostam de fazer e nas oportunidades de usar seus dons para representar Deus diante das pessoas com as quais entram em contato, especialmente aquelas por quem eles se comprometeram a orar (conforme atividade da lição 1).

Sugestões para atividades em duplas ou grupos: Muitas vezes, quando planejamos um programa evangelístico, o projeto vem em primeiro lugar, e então procuramos pessoas para desempenhar as funções que o plano exige. Possivelmente seria mais proveitoso considerar os dons de cada membro e, depois, pensar nas maneiras de melhor utilizar esses dons em um plano, evento ou programa de evangelismo. Peça que os alunos identifiquem os dons que reconhecem uns nos outros. Faça uma lista dos dons do grupo como um todo. Que tipo de evangelismo poderia aproveitar melhor esses talentos em sua comunidade? Planejem um evento que pareça se encaixar mais com os dons disponíveis, e orem juntos para que o Espírito mostre a maneira de realizar o projeto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário