quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dons espirituais para evangelizar e testemunhar (estudo nº 03)






E Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado (Ef 4:11, 12).

Leituras da semana: 1Pe 4:10; Jo 16:8, 13; 1Co 12:28-31; At 2:40-47; 13:4, 5

Pensamento-chave: Os dons espirituais são atributos especiais concedidos a cada membro da igreja e devem ser usados para a glória de Deus e a salvação das pessoas.

Temos enfatizado corretamente o dom espiritual de profecia, mas nem sempre temos salientado a importância de outros dons espirituais para o ministério. No entanto, é importante dar essa ênfase. Trata-se de uma clara doutrina bíblica. Assim, precisamos levar a sério esses dons, a fim de que os membros da igreja se sintam confortáveis com o recebimento e exercício desses dons.

É lamentável que muitos membros da igreja não aproveitem os dons que receberam. Há muitas razões para essa deficiência. Às vezes, a culpa é dos próprios membros. Às vezes, talvez, um pouco mais poderia ser feito para incentivá-los a descobrir seus dons e dedicá-los ao ministério e ao esforço para alcançar as pessoas, sob a direção do Espírito Santo. Que desperdício ter um dom e nunca usá-lo para o propósito a ele designado!

Domingo                          Cristãos habilitados

Se você perguntasse aos membros de sua igreja, muitos deles teriam que pensar longa e arduamente antes que chegassem à conclusão de que têm algum dos dons espirituais apresentados pela Bíblia, ainda que muitos desses provavelmente já tenham exercido um dom espiritual. Eles apenas não os têm reconhecido conscientemente como dons. Diversas pessoas que não têm buscado descobrir formalmente seus dons realizam um ministério excelente em áreas em que se sentem chamadas, e a igreja confirma seu ministério. Muitas vezes, um seminário sobre descoberta dos dons espirituais simplesmente confirma os dons já manifestados em um ministério. É possível, portanto, que as pessoas exerçam um dom espiritual, sob a liderança do Espírito Santo sem descobrir e especificar formalmente esse dom. No outro extremo dessa escala estão os que acham difícil se envolver em alguma atividade na igreja porque não se consideram capacitados de alguma forma. É importante incentivá-los a descobrir seus dons e intencionalmente procurar trabalhar de acordo com esses dons.

1. Qual é o propósito dos dons espirituais? Será que todos têm dons? Qual é a fonte dos dons?

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1Pe 4:10

Já vimos que todo cristão tem um ministério. Por isso, não deveria ser surpreendente o fato de que Deus nos capacita para cumpri-lo. Portanto, todos que tomam a grande comissão evangélica como uma responsabilidade evangelística pessoal, recebida de Deus, serão preparados pelo Espírito para se envolver. Com relação ao trabalho da igreja de salvar pessoas, Deus sabe o que é necessário, onde é necessário e o momento adequado.

Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. 1Coríntios 12:11 Este texto revela que a concessão dos dons espirituais aos crentes é uma parte da obra do Espírito Santo de habilitá-los para toda boa obra (Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Ef 2:10). Não somente o Espírito Santo distribui os dons espirituais entre os cristãos, mas também, como Atos 1:8 revela, Ele nos capacita para usar nossos dons.

mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8

Nenhuma das passagens da Bíblia que listam os dons espirituais são idênticas. Isso sugere que as listas de dons concedidos não estão completas, isto é, pode haver outros dons a ser adicionados à lista.

O que significa a palavra dom ou dons? O que essa palavra diz sobre sua responsabilidade em usar na obra do Senhor os dons que lhe foram dados livremente (ao contrário de usá-los apenas para outros propósitos)?

Segunda                               O Espírito Santo e Seus dons


Até certo ponto, os dons espirituais de alguém definem seu lugar na igreja local. Em outras palavras, descobrir os dons espirituais é descobrir onde o Senhor quer que você atue no corpo da igreja. Você já foi convidado a se envolver em uma área pela qual você não tinha nenhum entusiasmo nem interesse? Você conhece pessoas que aceitaram funções na igreja apenas para renunciá-las no decorrer do ano, porque sentiram que eram as pessoas erradas para a tarefa? Muito provavelmente, nessas situações as pessoas foram convidadas para realizar o trabalho e, em alguns casos, tentaram se envolver no ministério da igreja para o qual não foram chamadas nem capacitadas. Embora isso aconteça, essa não deve ser a regra.

2. Que atitudes preparam alguém para o chamado ao ministério? Quem faz o chamado? Qual é a importância do chamado?

1  Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.
2  E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3  Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. At 13:1-3

É significativo que o Espírito Santo é quem nos chama para ministrar em nome de Deus. Barnabé e Saulo foram chamados pelo Espírito e capacitados pelo mesmo Espírito. O verso 2 nos dá informações importantes. O texto revela que Barnabé e Saulo já estavam envolvidos em ministrar para o Senhor antes de ser chamados para um ministério específico. Sabemos que esse era um ministério específico porque Simeão e Manaém não foram chamados naquela ocasião.

Pouco antes de Jesus deixar a Terra, Ele prometeu que o Espírito Santo viria para ser nosso ajudador. Parte da obra do Espírito é nos habilitar para espalhar o evangelho. Portanto, se Ele nos concede dons para realizar a tarefa evangelística, então esses dons são certamente importantes, e precisamos empregá-los.

3. Quais são as ações do Espírito em Sua interação com a humanidade?

8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
13  quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Jo 16:8, 13

Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. At 13:4

Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. Rm 8:11

mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8

Quando entendemos por que o Espírito Santo concede dons espirituais, vemos como eles são vitais para a salvação dos que devem ser conduzidos a Cristo. Por meio do chamado e da habilitação concedida pelo Espírito Santo, cada cristão está envolvido em diferentes graus e de diversas formas, na grande obra de propagação do evangelho.

Embora, às vezes, possamos designar alguns dons como importantes ou especiais, na realidade todos os dons são essenciais para a vida e a missão da igreja. Ainda que, por vezes, coloquemos evangelistas, pregadores, ou professores talentosos em um pedestal, pessoas com o dom de ensinar e formar discípulos são igualmente essenciais.

Terça                                  Descobrindo nossos dons

Descobrir os dons espirituais dos outros não é difícil. Você será capaz de reconhecer rapidamente os ministérios para os quais seu pastor e outros líderes importantes em sua igreja foram capacitados. Tudo que você precisa fazer é observar o que eles estão fazendo e perceber como as pessoas respondem ao seu ministério. No entanto, as coisas são diferentes quando se trata de considerar quais podem ser seus próprios dons espirituais.

O processo de descobrir os dons espirituais de alguém algumas vezes tem sido apresentado de modo bastante simplista: preencher um formulário, aplicar uma fórmula, e seu dom é descoberto. Muitos membros da igreja têm tentado descobrir seus dons espirituais por esse caminho, mas ficam desapontados quando sua igreja local não os coloca nas funções em que possam exercitar seus dons na igreja.

Um seminário adequado sobre dons espirituais talvez seja a maneira mais fácil de começar a descobri-los.

No entanto, é prudente considerar que o seminário é apenas o início da descoberta, o que, aliás, é reconhecido pelos seminários mais preparados.

4. Por que Deus concede diferentes dons espirituais aos cristãos? Se os dons não fossem diversificados, que problemas haveria na igreja?

28  A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
29  Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?
30  Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?
31  Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. 1Co 12:28-31

Esses versos não estão nos levando a desejar um ou dois dons normalmente considerados os melhores. Paulo mostra que os dons espirituais são distribuídos de acordo com as necessidades de situações específicas, enfrentadas por qualquer igreja, em qualquer lugar, em qualquer momento. Portanto, os melhores dons seriam os que capacitam os membros da igreja local a fazer sua parte no cumprimento da missão.

Ao considerar seriamente seus possíveis dons, não subestime o que dizem os outros membros da igreja. Quando os membros da comissão de nomeações se reúnem para escolher os vários líderes e equipes de apoio para o ano seguinte, eles procuram pessoas que já demonstraram interesse e habilidade em certos ministérios. Mesmo que a comissão não compreenda ou não considere intencionalmente os dons espirituais, eles estão de fato à procura de pessoas com habilidades em áreas específicas do ministério.

Quando alguém compartilha a crença de que você seria realmente eficiente em determinada função do ministério, isso pode muito bem ser a confirmação de seus dons. Seria sábio ouvir e orar sobre isso.

Os resultados de um seminário sobre dons espirituais, juntamente com o reconhecimento de companheiros de fé e os resultados de um período de experiência em um campo específico do ministério seriam clara indicação do propósito para o qual o Senhor o chamou e o capacitou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário