quinta-feira, 10 de maio de 2012

Evangelismo e testemunho como estilo de vida (estudo nº 04)





Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas (At 9:36, NVI).

Leituras da semana: 2Co 3:2, 3; Mt 9:36-38; 1Co 9:20-22; Mc 5:1-19; Jo 17:11-19.

Pensamento-chave: Quer reconheçamos ou não, os cristãos pregam o evangelho pelo exemplo de sua vida.

Muitas vezes ouvimos dizer que o cristianismo não é apenas aceitar um conjunto de crenças, mas é também um modo de viver, um estilo de vida. Afinal, em última análise, as crenças afetam as escolhas e o modo de vida.

Também é verdade que os que se dizem cristãos são rigorosamente observados por outras pessoas, que procuram descobrir se a vida deles corresponde às crenças que professam. Ainda que não planejemos, os que nos observam aprendem conosco. Assim, a pergunta importante não é: “Será que estamos influenciando as pessoas e transmitindo algo a elas?”, mas: “
Como estamos influenciando as pessoas, e o que estamos transmitindo a elas?”.

Embora devamos sempre lembrar da importância de nossa influência involuntária sobre os que nos cercam, devemos também ter o propósito de ajudar as pessoas a fazer uma conexão entre fé e estilo de vida. Nesta semana, estudaremos como o estilo de vida do cristão pode demonstrar a relevância da fé na vida cotidiana.

Domingo                               Sermões silenciosos


Como você teria reconhecido os seguidores de Jesus no primeiro século? Você conseguiria reconhecer os sacerdotes e os fariseus pelo modo com que se vestiam. Da mesma forma, você reconheceria um pescador, um camponês ou um soldado romano por suas roupas. Mas, como você conseguiria reconhecer um cristão?

1. Qual é a forma especial de identificar os seguidores de Jesus? O que isso significa em termos práticos?

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outrosJo 13:35

Jesus disse que, se amarmos uns aos outros, as pessoas conhecerão que somos Seus discípulos. Como conhecerão? Porque o amor em ação os convencerá. Nosso amor por Jesus e pelos irmãos determinará o modo pelo qual respondemos à vontade de Deus e, consequentemente, afetará nossa maneira de tratar os outros. Além disso, o amor e a preocupação pelos que estão fora do divino aprisco determinarão também nossa maneira de tratá-los. Esse é o sermão que eles ouvirão e observarão, e isso falará mais alto do que qualquer coisa que dissermos. Muitos pais notam que, muito cedo na vida, seus filhos desenvolvem um “detector de hipocrisia” interno, que melhora e se torna mais eficiente à medida que eles amadurecem. Portanto, devemos estar cientes de que muitas das pessoas com quem nos relacionamos, e para as quais testemunhamos, também têm a capacidade altamente desenvolvida de reconhecer a diferença entre a verdadeira experiência espiritual e a mera profissão de espiritualidade.

2. De que maneira Deus quer usar Seu povo para influenciar a vida dos outros?

Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens,
estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações2Co 3:2-3

Não devemos subestimar nossa influência sobre os que nos rodeiam, seja essa influência planejada ou não. A vida do cristão deve ser como uma carta enviada por Jesus Cristo ao mundo. De um coração renovado pela graça divina, essa carta demonstrará o poder do evangelho para transformar vidas e, assim, testemunhará para o Senhor.

Você foi influenciado por aqueles cujas ações correspondiam à sua profissão de fé? Foi quando não correspondiam? De que forma você pode sempre se lembrar de que suas ações influenciarão os outros, de um jeito ou de outro?

Segunda                                   Compaixão pelas pessoas


Todos os dias esbarramos apressadamente em pessoas que não conhecemos. Passamos por elas na rua, sentamos perto delas em restaurantes, e esperamos com elas nas filas. Às vezes, até reconhecemos sua presença com um aceno ou erguemos a sobrancelha quando passamos por elas. Embora não seja possível ter um contato pessoal com todas as pessoas que vemos diariamente, o desejo de Deus é que todas O recebam em sua vida. Podemos ser parte do plano de Deus de salvar alguém, em algum lugar.

3. O que Jesus sente diante do sofrimento das pessoas? Qual deve ser o assunto das orações? Como podemos ser a resposta a essas orações?
36  Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.
37  E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.
38  Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua searaMt 9:36-38
A multidão estava aflita e angustiada. As pessoas estavam tão abatidas que quase haviam desistido da experiência religiosa. Os que tinham sido incumbidos de cuidar do bem-estar espiritual do povo de Deus haviam negligenciado seu dever. Jesus teve compaixão delas porque sabia que precisavam de um pastor.

Nas multidões de pessoas com as quais nos misturamos, muitos estão comprometidos com Jesus Cristo. Mas multidões ainda maiores precisam desesperadamente do bom Pastor. De alguma forma, elas devem ser alcançados para Cristo.

Jesus, os discípulos e alguns outros seguidores tinham se dedicado à colheita do evangelho, mas, à medida que a seara aumentava, crescia também a necessidade de mais trabalhadores. Embora o convite de Jesus para orar por mais ceifeiros provavelmente também tivesse a intenção de levar Seus seguidores a considerar o próprio chamado ao trabalho, o convite também declara que Deus entende a necessidade de mais ceifeiros e irá providenciá-los.

A maioria das igrejas está cercada por um campo de trabalho tão grande que não é viável deixar a colheita para alguns poucos membros. Quando sentirmos compaixão pelas pessoas que vivem em torno de nossas igrejas e lares, que em alguns casos chegam aos milhares, mais uma vez sentiremos a necessidade de orar para que o Senhor da seara mande trabalhadores e, possivelmente, também perceberemos nosso potencial como obreiros para o Senhor.

É importante que revisemos continuamente o potencial de colheita da nossa comunidade. As pessoas da nossa localidade, muitas das quais já estão buscando a Deus, serão influenciadas para o bem pela compaixão que demostrarmos.

O que significa a palavra compaixão? O que você aprendeu com seu próprio sofrimento e sua necessidade de compaixão? O que você pode fazer para revelar mais compaixão para com os que o rodeiam?

Terça                             Calçando os sapatos das pessoas


Aqui está um ponto importante: em lugar de prover o que pensamos que as pessoas precisam, devemos descobrir o que elas veem como prioridades.

O que as preocupa? Quais são seus problemas? O que elas sentem que precisam?

4. O que Paulo sentia em relação às necessidades e preocupações das pessoas? Como ele se adaptava aos diferentes públicos? Como podemos aplicar essa abordagem em nossa tarefa de alcançar os que nos rodeiam?
20  Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei.
21  Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.
22  Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.  1Co 9:20-22

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Hb 4:15
Sem abrir mão em questão de princípios, o apóstolo Paulo estava disposto a ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa que pudesse para estar em melhor condição de convencer alguém acerca da verdade do evangelho. Em outras palavras, ele estava disposto a calçar seus sapatos em uma tentativa de compreender os outros e descobrir a melhor forma de alcançá-los para Jesus Cristo.

A lição é que, muitas vezes, tentamos oferecer o que achamos que as pessoas precisam. No entanto, em primeiro lugar devemos buscar entender o que elas veem como necessidades. Andar com os sapatos dos outros significa tentar entender a vida, com todas as suas dificuldades e problemas através da perspectiva deles. Significa buscar compreender suas dores e alegrias. Em outras palavras, encontrá-los onde eles estão.

Isso foi o que Jesus fez. Ele Se identificava com aqueles a quem viera salvar. Ele pode entender nossas lutas e dores, porque Ele também as experimentou. Ele teve grandes decepções, sofreu falsas acusações, rejeição e punição injusta. Ele era “Deus conosco” no sentido mais amplo de entrar em nossa vida.

Além disso, visto que Ele entrou em nossa experiência, Ele pode alcançar as pessoas onde elas estão. Ao lermos os evangelhos, descobrimos que Jesus não tinha apenas um método de evangelismo e testemunho. Ele alcançava as pessoas no contexto da própria vida delas. Quando Ele encontrou a mulher junto ao poço de Jacó, falou sobre a água viva. Para pessoas do campo, Ele contou histórias sobre plantio da semente, época de colheita e sobre previsão do tempo. Aos pescadores, Ele falou sobre peixes, redes e tempestades. Jesus tinha um método maravilhoso de apresentar grandes verdades espirituais, ao associá-las com os problemas normais da vida diária, e Seus ouvintes aprendiam sobre a água da vida e a necessidade de semear a semente do evangelho. Muitos deles até se tornaram pescadores de homens.





Nenhum comentário:

Postar um comentário