quinta-feira, 10 de maio de 2012

Outros dons espirituais


Quarta                                            




Quando pensamos nos dons espirituais, testemunho e evangelismo, temos a tendência de nos concentrar principalmente nos dons de evangelismo, pregação e ensino. Embora nem todos os dons sejam claramente evangelísticos, quando ministrados dentro do corpo da igreja, eles terão diferentes graus de influência sobre a missão evangelística da igreja.

5. Que razões os discípulos deram para não fazer o trabalho dos diáconos? Como devemos entender o princípio revelado ali?

1  Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.
2  Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.
Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;
4  e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. At 6:1-4

Os diáconos recém-eleitos estavam contribuindo com o programa evangelístico geral da igreja primitiva, deixando livres os discípulos para se envolverem por tempo integral no evangelismo e pregação. Assim, embora possamos pensar que as ações dos diáconos não fossem dons que os habilitassem para a linha de frente evangelística, elas causavam impacto evangelístico nos bastidores. Claro, é bem possível que o ministério dos diáconos de distribuir ajuda às viúvas necessitadas tornava as pessoas mais dispostas a ouvir a pregação do evangelho. Só Deus sabe o bem que essas pessoas realizaram em suas funções.

Para que uma igreja funcione, líderes e administradores são necessários nas áreas de organização, finanças e assim por diante. Aqueles que servem seu Senhor nessas variadas funções devem entender que são parte de uma equipe e que sua contribuição é essencial para o objetivo evangelístico geral da igreja.

6. Que dons espirituais se manifestaram no Pentecostes, e qual foi o resultado, não só no testemunho, mas no discipulado? Que lições importantes podemos tirar desse episódio?

40  Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41  Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
42  E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43  Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
44  Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
45  Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
46  Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
47  louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.  At 2:40-47

A palavra acrescentava em Atos 2:47 é usada no sentido da incorporação em uma sociedade. Embora os novos conversos certamente fossem acrescentados à igreja, eles também eram levados ao companheirismo e recebiam cuidado. Portanto, podemos concluir que os dons espirituais nas áreas de administração, liderança, hospitalidade, ministério pastoral e serviço estavam incluídos entre os dons concedidos à igreja. Esse é um bom exemplo do exercício individual dos dons espirituais para beneficiar a igreja como um todo, por meio do apoio ao ministério evangelístico dos outros.

Quinta                                Dons e responsabilidade cristã


Dons espirituais não são descobertos apenas para satisfazer nossa curiosidade, mas para indicar o que o Senhor deseja que façamos e para mostrar onde nos encaixamos no corpo da igreja. Isso, naturalmente, traz grande responsabilidade enquanto buscamos cumprir o propósito específico para o qual Deus nos capacitou.

7. Que semelhanças existem entre as funções específicas dos membros do corpo humano e as funções dos membros do corpo de Cristo? Qual é o segredo para o bom funcionamento do corpo da igreja?

Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, Rm 12:4

Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 1Co 12:12

de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Ef 4:16

É significativo que os três principais capítulos que listam os dons espirituais o fazem no contexto do corpo da igreja. Isso mostra que, ainda que alguém possa estar pessoalmente envolvido no testemunho ou em um evento evangelístico, como aconteceu com Filipe e o tesoureiro etíope (At 8), todos temos a responsabilidade de exercer nossos dons por intermédio da igreja.

Como já vimos, tudo que a igreja faz deve ser feito sob a autoridade e direção do Espírito Santo. É nossa responsabilidade buscar descobrir a vontade de Deus e trabalhar em harmonia com o que o Espírito revela. Não devemos cair na armadilha de fazer planos e, em seguida, buscar a aprovação divina. Muitas vezes perguntamos: “O que nossa igreja pode fazer para Deus?” Seria melhor descobrir o que Deus já está fazendo entre Seu povo e se envolver com isso.

8. Em que aspectos o Espírito Santo dirigia o trabalho dos discípulos?

19  E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer,
20  visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós. Mt 10:19, 20

4  Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
5  Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar. At 13:4, 5

6  E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia,
7  defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.   At 16:6, 7

Os discípulos permitiam que o onisciente Espírito Santo dirigisse seu ministério. Às vezes, eles tentavam entrar em um campo de trabalho e eram impedidos pelo Espírito Santo. Paulo recebeu uma visão na qual o Espírito Santo lhe deu instruções específicas a respeito do lugar em que os discípulos deviam trabalhar

9  À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
10  Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho. At 16:9, 10.

Dons espirituais devem ser usados com responsabilidade, e a melhor maneira de garantir isso é que o recebedor de um dom mantenha aberto um canal de comunicação com o Espírito. Temos a responsabilidade de manter a unidade da igreja. Se formos guiados pelo Espírito, haverá a unidade desejada. O Espírito orienta os indivíduos e dirige a igreja. A orientação que Ele dá a um membro é dada a toda a igreja. O Espírito não conduz os indivíduos à parte do corpo.

Sexta                                            Estudo adicional


Descubra (ou organize) oportunidades de treinamento em sua igreja. Você desejará a melhor oportunidade possível de levar pessoas a Jesus. Por isso, o treinamento é importante. Lembre-se: trabalhar como equipe e não individualmente garante encorajamento, apoio e sucesso. A seguir estão as principais áreas focalizadas nesta semana.

1. Em consulta com seu pastor e líder de evangelismo, discuta que eventos e processos de treinamento podem ser realizados.
2. Outra opção de treinamento é solicitar que seu pastor e outros líderes ofereçam treinamento sobre testemunho e evangelismo em sua igreja.
3. Enquanto você se prepara para atuar na sua área específica de testemunho e evangelismo, considere os recursos disponíveis em sua igreja. Familiarizar-­se com esses recursos e com a forma correta de usá-los é parte importante da preparação para seu ministério.
4. A preparação espiritual é essencial para a obra de alcançar pessoas e para o ministério de evangelismo. Quando você começar a servir a Deus, se tornará mais consciente de suas necessidades espirituais pessoais. Quando pedir e receber uma porção maior do Espírito Santo, você estará habilitado para um serviço maior. Ore para que o Espírito Santo dirija e use você.

Perguntas para reflexão
1. “Deus tem posto na igreja vários dons. Estes são preciosos, em seu devido lugar, e a todos é dado ter uma parte na obra de preparar um povo para a próxima vinda de Cristo” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 481). Considere até que ponto os dons espirituais são enfatizados em sua igreja local. O que você pode fazer para aumentar a ênfase?
2. “
Nem todos os homens recebem os mesmos dons, porém a cada servo do Mestre é prometido algum dom do Espírito” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 327). Como podemos ajudar a incentivar os membros da igreja a descobrir, desenvolver e usar seus dons espirituais? Por que é importante fazer isso?




Nenhum comentário:

Postar um comentário