quinta-feira, 10 de maio de 2012

Uma vida acolhedora


Quarta                                 




Há um ditado que é frequentemente mencionado quando falamos a respeito de alcançar pessoas para Cristo: “As pessoas não se importam com o que sabemos até que saibam o quanto nos importamos com elas”. O certo é que podemos ensinar e pregar tudo que quisermos, mas, se as pessoas se sentirem incompreendidas, desprezadas e repelidas, nosso testemunho será severamente prejudicado, não importando a eloquência da nossa pregação, nem a coerência e verdade de nossos ensinamentos.

Isso leva à simples ideia da hospitalidade, que inclui os aspectos da aceitação, acolhimento, sinceridade, atenção, generosidade, bondade e amizade. Essas qualidades têm que ver com a maneira pela qual Deus deseja que os cristãos se relacionem entre si e com as pessoas a quem eles procuram alcançar para o Senhor.

5. O que Jesus disse ao endemoninhado ilustrando o princípio de que os amigos são mais receptivos à nossa pregação do evangelho? Como podemos aprender a aplicar esse princípio em nosso próprio trabalho de testemunho pessoal e ministério?

1  Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos.
2  Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo,
3  o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo;
4  porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo.
5  Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras.
6  Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou,
7  exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!
8  Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!
9  E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10  E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país.
11  Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos.
12  E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.
13  Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram.
14  Os porqueiros fugiram e o anunciaram na cidade e pelos campos. Então, saiu o povo para ver o que sucedera.
15  Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram.
16  Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos.
17  E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles.
18  Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
19  Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti.
20  Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam. Mc 5:1-20

Jesus poderia ter mandado esse homem voltar à sua cidade e contar a todos sobre sua experiência de cura. O fato de que o Senhor especificamente ordenou que ele procurasse seus amigos ressalta a verdade de que aqueles com quem já temos relacionamentos são os mais receptivos à boa notícia que queremos compartilhar sobre Seu amor, graça e libertação. Em seguida, aqueles amigos levarão essa notícia emocionante aos seus outros amigos, e assim a mensagem do evangelho irá adiante.

Importante para todo esse processo é que tenhamos amizades fora do nosso círculo de cristãos. Visto que muitos trabalham em meio à sociedade, naturalmente eles têm muitos conhecidos, mas conhecidos não são amigos próximos. No entanto, conhecidos podem se tornar amigos através do que tem sido chamado de evangelismo da hospitalidade, e esse tipo de evangelismo flui de um estilo de vida hospitaleiro. Em outras palavras, o evangelismo da hospitalidade não é desativado de vez em quando. Ao contrário, é nossa maneira de viver.

12  Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado.
13  Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos;
14  e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos. Lc 14:12-14).

De que maneira você poderia ser mais hospitaleiro? Você pode dar mais de si mesmo, a fim de atender às necessidades daqueles a quem deseja alcançar?

Quinta                      Ampliando seu círculo de amigos


Embora algumas vezes um exame de consciência possa colocar a pessoa diante da pergunta: “Que devo fazer para ser salvo?”, na maior parte dos casos, os cristãos devem sair em busca da ovelha perdida. Alguns sugerem que a igreja age muitas vezes como uma fortaleza da qual algumas pessoas saem em uma campanha ou missão, a fim de conquistar alguns conversos que são posteriormente advertidos a não se aproximar muito do mundo do qual foram salvos. A questão não é se isso é verdade ou apenas uma percepção, mas o fato de que muitos adventistas do sétimo dia têm poucos (ou nenhum) relacionamentos significativos fora da igreja. Embora seja importante evitar influências perversas, há um grau em que tal isolamento diminui nossa capacidade de alcançar as pessoas com a mensagem do evangelho.

6. Qual é a função do cristão no mundo? Como devem ser sua postura e condição espiritual?

11  Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um.
12  Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem.
13  E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria.
14  Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou.
15  Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.
16  Assim como eu não sou do mundo, eles também não são.
17  Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade.
18  Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.
19  Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus. Jo 17:11-19

2  Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus.
3  Orem também por nós a fim de que Deus nos dê uma boa oportunidade para anunciar a sua mensagem, que trata do segredo de Cristo. Pois é por causa dessa mensagem que estou na cadeia.
4  Portanto, orem para que eu faça com que o segredo de Cristo seja bem conhecido, como é o meu dever.
5  Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não crêem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles.
6  Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa! Cl 4:2-6

A partir desses versos, podemos fazer a seguinte lista de verdades sobre os discípulos de Jesus e sua relação com o mundo: (1) Eles estão no mundo (v. 11). (2) Eles não são do mundo (v. 14, 16). (3) Eles ainda não devem ser tirados do mundo (v. 15). (4) Jesus os enviou ao mundo (v. 18).

Todos nascemos no mundo. Enquanto estamos aqui, Deus tem um trabalho para fazermos neste lugar. Assim como ocorreu com Seus primeiros discípulos, Jesus nos enviou ao mundo para que apresentemos Sua promessa de salvação a todos os que estiverem ao nosso alcance.

O desafio para cada um de nós é ampliar de modo planejado nosso campo pessoal de missão. Isso pode significar a necessidade de ajustar nosso estilo de vida, a fim de dedicar mais tempo ao relacionamento com pessoas que não são da igreja. Isso não quer dizer abrir mão dos princípios, convicções e valores, mas, em lugar disso, procurar oportunidades para, com a consciência tranquila, interagir com os outros de uma forma que seja possível nos tornarmos amigos e, como resultado, canais da verdade de Deus.

Muitas vezes, enfatizamos o envio de convites para que as pessoas venham até nós. No entanto, Jesus nos disse para irmos a elas. Assim, precisamos nos perguntar: Temos nos afastado muito do mundo e, por isso, temos perdido um pouco de nossa eficácia evangelística?

Você fica muito isolado, distante do mundo? Ou se sente satisfeito com o mundo? Você deseja aprender a estar no mundo (testemunhando aos outros) e mesmo assim não ser “do mundo”?

Sexta                                    Estudo adicional


Embora os departamentos da igreja local possam ter um programa bem organizado e estar bastante ocupados, é provável que os envolvidos em cada departamento não saibam muito sobre o que acontece em outras áreas da igreja. Para fins de incentivo, apoio e avaliação eficaz, é melhor que seu ministério de evangelismo e testemunho seja parte de uma estratégia geral da igreja. Para conseguir isso, as seguintes sugestões são importantes:

1. Participe de uma reunião com os líderes de evangelismo para entender os objetivos da igreja e as estratégias para alcançar esses objetivos. Assim, você descobrirá onde as atividades que você escolheu se encaixam no projeto de evangelismo da igreja e como poderá ajudar a alcançar esses objetivos.
2. É possível que, embora haja muita atividade evangelística em sua igreja, não existam objetivos nem estratégias documentados. Se esse for o caso, solicite uma reunião com os líderes de evangelismo e pergunte quais são seus objetivos. Registre o conteúdo da reunião. A descrição da visão evangelística da liderança ajudará na sugestão de alvos e estratégias.
3. Nessa etapa, você pode decidir se unir a um ministério evangelístico já estabelecido. Se, no entanto, seu ministério escolhido está em uma nova área de evangelismo ou testemunho, você precisará reunir um pequeno grupo de pessoas que compartilhem de sua visão. Escrevam seus objetivos e as estratégias a ser utilizadas para alcançá-los.

Perguntas para reflexão
1. “Frequentemente a influência do sermão pregado do púlpito é anulada pelo sermão vivido pelos que professam ser defensores da verdade” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 21). O testemunho de sua vida está de acordo com suas palavras?
2. Sua igreja está integrada na comunidade? Se sua igreja desaparecesse amanhã, faria falta para a comunidade? A ausência dela faria alguma diferença?




Nenhum comentário:

Postar um comentário